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Ensino Superior  | 01/11/2013 18h06min

Curso de Medicina da Unisinos deve começar em 2016

Primeiro processo seletivo está previsto para o segundo semestre de 2015, com 60 vagas

A primeira turma do curso de Medicina da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) deve ser aberta em 2016. Estão previstas 60 vagas, e o primeiro processo seletivo deve ocorrer no segundo semestre de 2015. O curso, em parceria com o Sistema de Saúde Mãe de Deus, terá ênfase em epidemiologia e saúde coletiva.

Com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida dos moradores de São Leopoldo e dos municípios vizinhos, o novo curso será baseado em experiências desenvolvidas em países europeus, que focam na prevenção de doenças. Outras metas são suprir a região com profissionais capacitados para atuar na área da saúde e construir um hospital universitário.

— Educação, tecnociência e saúde integram um importante tripé. Por medio dele, buscamos alavancar a região do Vale do Sinos, como vale de prosperidade social, cultural e econômica, e mostrar que é possível o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida e como bem estar para os diversos segmentos da sociedade — destaca o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino.

Para a implantação da graduação, o município de São Leopoldo precisará atender a requisitos de um programa do Governo Federal para a abertura de 11.447 vagas em cursos de Medicina no país, além de mais de 12 mil vagas em residência médica.

Características do curso

> Formação de profissionais com perfil humanista, com ênfase nas competências e nas habilidades interpessoais, na valorização da relação médico-paciente e nas dimensões filosófica, social e psicológica da formação e do trabalho do médico

> Ampliação dos cenários da prática destinados à formação médica, abrangendo todos os espaços assistenciais para além do hospital, como unidades sanitárias, postos de saúde, prontos atendimentos, emergências, programas de assistência domiciliar, centros de atenção psicossocial, escolas, entre outras modalidades assistenciais

> Emprego de práticas educativas baseadas em metodologias de aprendizagem ativas, reflexivas e autorreguladas

> Ênfase nos conhecimentos oferecidos pela epidemiologia e pela saúde coletiva

> Inserção precoce do aluno em atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão diretamente no Sistema Único de Saúde

> Proposta de intercâmbio internacional e nacional, oportunizando o contato do aluno com diferentes culturas e realidades

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