clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 25/03/2013 09h41min

Programa do MEC quer acelerar alfabetização de crianças em Joinville

Projeto terá início com a capacitação de professores

Joinville se comprometeu a alfabetizar todas as crianças até, no máximo, o 3º ano do ensino fundamental. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi assumido, na noite de sexta-feira, pela Secretaria de Educação na presença de mais de 400 professores da rede municipal.

O evento de lançamento do Pnaic, no Teatro Juarez Machado, foi marcado por uma palavra: inspiração. Primeiro, a inspiração da dança do maracatu, exibida pelos estudantes da Escola Pedro Ivo Campos e, depois, pelas palavras do aluno do 3º ano da Escola Municipal Geraldo Wetzel, Alan Carvalho, que fez a leitura completa do livro “Abrindo o Caminho”, de Ana Maria Machado, com a fluência que o projeto estimula.

O Pnaic foi lançado no final de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC), mas somente em fevereiro deste ano uma medida provisória garantiu sua viabilidade. Em Joinville, as ações serão voltadas para a formação de professores da rede municipal para avançar nos desafios da alfabetização e do letramento.

Cinco escolas-polo receberão os docentes para as atividades. Os participantes frequentarão um curso de 120 horas, entre atividades presenciais e à distância. Neste ano, a ênfase será em linguagem. Em 2014, será em matemática. Segundo o documento do MEC, além dos professores, materiais pedagógicos e referências curriculares também são alvo do programa.

A coordenadora do projeto em Joinville, Dalva Maria Alves, foi responsável pela aula inaugura do Pnaic. Ela lembrou a importância da formação dos professores para o sucesso do projeto.

— A prática da reflexão, a socialização, o engajamento e, acima de tudo, o comprometimento de cada um de nós são indispensáveis para o projeto —, destacou, reforçando a necessidade de se garantir o letramento.

Além disso, ela apresentou metas que os professores devem buscar junto aos alunos das séries iniciais, que são diferentes para o fim de cada ciclo. Para o secretário de Educação, Roque Mattei, investir nos professores é fundamental para que o pacto tenha resultado.

A NOTÍCIA
Rogério da Silva,divulgação,Secom / Secom

Alan Carvalho fez a leitura completa do livro "Abrindo o Caminho"
Foto:  Rogério da Silva,divulgação,Secom  /  Secom


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.