clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/02/2013 10h00min

SDR elabora laudo técnico sobre situação das escolas interditadas em Joinville

Secretaria de Desenvolvimento Regional quer unidades abertas para volta às aulas na quinta

Caroline Stinghen  |  caroline.stinghen.com.br

Sem entendimento com a Vigilância Sanitária sobre as escolas estaduais interditadas em Joinville, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) elabora um laudo técnico da situação de todas as unidades fechadas em dezembro pelo órgão de fiscalização. Se for preciso, ainda na quarta-feira, a SDR deve acionar a Justiça e pedir a reabertura das escolas. A volta às aulas na rede estadual de ensino está marcada para esta quinta-feira.

Para o gerente de infraestrutura da SDR, Fabiano Lopes de Souza, a Vigilância informou extraoficialmente que seis das nove escolas interditadas não serão reabertas. Segundo a fiscal sanitarista Lia de Abreu, a Nagib Zattar, do Jardim Paraíso, já foi liberada, e as escolas Gertrudes Benta Costa, do Petrópolis, e Tufi Dippe, do Iririú, devem ser reabertas na quarta.

— Ela (Lia) disse que não abriria mão da interdição. Inclusive, das escolas que vão receber a licitação na semana que vem. Não adianta começarmos uma obra de manutenção se vamos investir em uma obra muito maior em seguida —, argumenta o gerente.

— Estamos produzindo um laudo técnico, um trabalho bastante complicado. Mas estamos criando embasamento jurídico para, se for preciso, buscar a liminar —, acrescenta.

Sem risco

Para a SDR, as escolas não oferecem riscos iminentes às crianças.

— Queremos ter ainda um entendimento com a Vigilância para encontrar uma forma de as reformas e ampliações serem realizadas durante as aulas. Nas escolas Conselheiro Mafra e Maria Amin Ghanem, é possível —, diz Lopes.

Em 2012, o Estado já tentou acionar a Justiça para pedir a reabertura das escolas. Mas não teve sucesso antes do início das aulas. As escolas Francisco Eberhardt, de Pirabeiraba, a Maria Amin Ghanem, no Aventureiro, e a Plácido Olímpio, no Bom Retiro, adiando o ano letivo de 1,5 mil crianças.

O governo estadual destinou R$ 700 mil para reformas emergenciais nas escolas de Joinville. Outras cinco vão ganhar obras de ampliação ainda neste ano, promete a SDR.

A NOTÍCIA
Maiara Bersch / Agencia RBS

De acordo com a Vigilância Sanitária, a escola Nagib Zattar, no Jardim Paraíso, já foi liberada
Foto:  Maiara Bersch  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.