clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

A Educação Precisa de Respostas  | 26/12/2012 10h32min

Mesmo com evolução, Brasil segue mal posicionado no Pisa

Considerado um dos mais importantes rankings de educação do mundo, Pisa é promovido pela OCDE

Muitos sistemas buscam aferir e encontrar respostas para as questões de educação. Um dos rankings mais respeitados, e que há mais de uma década chama a atenção de governos e estudiosos, é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês).

O estudo iniciado em 2000 buscar identificar se os alunos estão aptos para resolver questões reais, e não apenas reproduzir conhecimentos. Seus resultados têm influenciado políticas públicas e parcerias que busquem elevar a qualidade da educação.

De acordo com o programa realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil tem conquistado importantes avanços desde a primeira edição. Em 2009, o país obteve a terceira maior evolução mas ainda segue entre os últimos da lista de 65 nações.

Em 2013, um novo estudo deve ser divulgado. Ainda que nos últimos anos o Brasil esteja economicamente melhor que boa parte dos países desenvolvidos, quando o assunto é a educação a última avaliação do Pisa, de 2009, mostra que estamos significativamente abaixo da média. E o pior: em todos os quesitos.

De três em três anos, o Pisa avalia o desempenho de alunos de 15 anos de idade, em leitura, matemática e ciências — cada edição tem ênfase em um dos quesitos. Há três anos, quando a leitura foi o foco, o Brasil ficou atrás de Trinidad e Tobago nesse mesmo índice. No próximo ano uma nova edição da pesquisa é divulgada — o que acontece no ano seguinte à coleta de dados —, com os resultados voltados para a avaliação dos conhecimentos em matemática.

Conforme especialistas, os dados que serão conhecidos no próximo ano devem servir como base para solucionar problemas presentes há décadas na educação brasileira.

— O déficit educacional brasileiro é histórico. Criar instrumentos para manter o aluno na idade-série correta, com o correspondente aprendizado, é o primeiro passo para uma melhora nos resultados. A edição de 2009 pode ser comparada com a de 2000: saltamos de uma média de 396, segundo os critérios do Pisa, para 412. Por sua vez, a edição de 2012 será comparada primordialmente com a de 2003. Estamos obtendo avanços consistentes nesses períodos — destaca João Galvão Bacchetto, gerente nacional do Pisa.

O ensino da matemática, como já foi destacado em uma das perguntas da campanha A Educação Precisa de Respostas, é um dos pontos fracos da educação brasileira. Ao final do Ensino Médio, 89% dos estudantes não aprendem o mínimo desejado nessa disciplina, conforme números do relatório De Olho nas Metas 2011.

Dos 65 países avaliados no último Pisa, o Brasil amargou a 57ª posição na aprendizagem de matemática.

Lauro Alves / Agencia RBS

Dados do próximo Pisa, que devem ser divulgados em 2013, irão servir como base para aferir e aperfeiçoar a educação brasileira
Foto:  Lauro Alves  /  Agencia RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.