clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 29/09/2012 16h02min

Lição de casa também é assunto seu

Pesquisas mostram que crianças que fazem o tema têm notas melhores

Por mais difícil que seja encarar a tarefa depois de um dia de trabalho, todo pai tem a obrigação de dedicar tempo e oferecer apoio à lição de casa do filho. Essa atenção pode ser decisiva para um bom rendimento escolar. Pesquisas mostram que as crianças que fazem o tema aprendem mais, têm notas melhores e se tornam mais seguras.

As funções primordiais da lição de casa são: ajudar a reter os conteúdos, ampliar o entendimento dos temas, melhorar o pensamento crítico, despertar responsabilidade e autonomia e tornar o estudo algo que não está restrito à sala de aula. Mas não é só isso. O tema de casa é também um instrumento utilizado para envolver a família no trabalho da escola. Permite ao pai acompanhar o que está acontecendo na sala de aula e saber como o aprendizado está avançando.
Não se engane. A lição de casa também é para você.

 

ANTES DO TEMA

Entenda seu filho
Uma grande ajuda na hora da lição de casa é saber o que motiva e o que desanima seu filho. Ele gosta que você fique por perto ou prefere privacidade?

Defina regras em comum acordo
Converse com seu filho e estabeleçam como será a rotina para a lição, onde será feita e em qual horário. Deixe que ele explique suas preferências e seja flexível.

Organize o lugar
Escolham juntos o local onde a lição será feita. Garanta que o espaço esteja arrumado e limpo na hora combinada. Se for a mesa da cozinha, por exemplo, nada de alimentos ou pratos na hora da lição. Verifique a temperatura do ambiente, a iluminação, a ventilação. Quanto mais confortável, melhor.

Acabe com a distração
Desligue a televisão e o rádio e tente eliminar ou diminuir outros sons que atrapalhem a concentração.

Fique de olho na disposição
Na hora da lição, seu filho precisa estar bem disposto. Não pode estar cansado, com fome, irritado, distraído. O melhor neste caso é resolver o problema primeiro.

Confira se todo o material necessário está disponível
Parar a lição para procurar onde está o lápis de cor, a régua ou o dicionário só ajuda a tirar o foco da tarefa. Organize tudo antes de começar para não haver dispersão.


DURANTE O TEMA

Respeite o momento
Todos em casa devem saber que a lição está sendo feita e contribuir, evitando interrupções, barulhos desnecessários ou ações que tirem a concentração e o foco de quem está estudando.

Veja se seu filho sabe o que é para ser feito
Pergunte se ele tem dúvidas sobre o que o professor pediu para fazer e coloque-se à disposição para ajudá-lo.

Auxilie em caso de dúvidas
Se seu filho tiver uma dúvida, ajude-o. Mas não responda por ele. Sugira que ele procure exemplos parecidos no livro ou no caderno, ou então, ajude-o a pensar sobre o assunto até que ele chegue à sua própria conclusão.

Ocupe-se com coisas parecidas
Enquanto ele faz contas, que tal dar uma olhada no orçamento? Se ele vai produzir um texto, aproveite para fazer alguma anotação. O ideal é não parecer que se está fazendo algo mais interessante do que ele, como jogar no computador, por exemplo.

Incentive-o a rever a lição
Olhar a lição de novo depois de terminada é uma boa prática. Se ele pedir para você rever com ele, valorize o esforço e não aponte diretamente os erros. Caso encontre coisas incorretas e perceba que ele tem condição de localizar o erro, estimule-o. Elogie se ele encontrar o problema e jamais brigue se isso não ocorrer.


DEPOIS DO TEMA

Veja se a lição foi corrigida
A falta de correção da lição pode desestimular seu filho. Afinal, ele pode entender que de nada valeu tanto esforço. Caso isso se repita, é interessante conversar com o professor ou com o coordenador.

Elogie os acertos e não aponte os erros
Seu filho acertou todos os exercícios da lição passada? Ele merece que você lhe dê parabéns. Mas se errou muitos, nada de briga. Pergunte se, com a correção do professor, ele entendeu por que errou. Se a resposta for negativa, estimule-o a tirar dúvidas.

Informe o professor em caso de dificuldade
Seu filho deveria ter condição total de fazer a lição de casa sem achá-la muito difícil ou complicada. Se a lição foi passada, é porque o professor já explicou aquele conteúdo. Caso a dificuldade se torne frequente, o melhor é ir até a escola para identificar onde está o problema.


EXERCÍCIO
_ 15% é quanto as notas aumentam quando os pais ajudam na lição de casa, reservam um lugar para os estudos e participam da vida escolar dos filhos
_ 64% é a redução no risco de evasão quando os pais são participativos

Fonte: Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e Centro de Políticas Sociais da FGV

TEMA DE CASA
Cristiane Duarte Borges, 33 anos, conta que, quando criança, recebeu boa parte dos ensinamentos e responsabilidades através da criação de sua mãe. Hoje, repassa as lições para os filhos Lucas, 10 anos, e Maria Isabel, sete anos. Acompanhar de perto os temas de casa é uma tarefa da qual Cristiane não abre mão:
_ Meus filhos começam a fazer os temas e eu ajudo, pergunto se estão entendendo. Se estou trabalhando e eles têm alguma dúvida, eles me chamam. Se não posso atender, o pai também ajuda. O rendimento deles e a nossa participação foram até elogiados no último conselho de classe _ orgulha-se.

Gilmar Fraga / Agência RBS


Foto:  Gilmar Fraga  /  Agência RBS


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.