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Educação Básica  | 29/09/2012 16h01min

Seja um pai alfabetizador

Facilidade para ler e escrever está ligada ao ambiente familiar

Ensinar a ler e escrever não é só tarefa da escola. Pelo contrário. A facilidade ou dificuldade que uma criança tem para se alfabetizar está intimamente relacionada ao exemplo dos pais e ao ambiente familiar.
Isso não significa que você vai dar aulas formais sobre leitura e escrita. Nada disso. Essa função é do professor. Mas há muita coisa que você faz, às vezes inconscientemente, capaz de acelerar e melhorar o processo de alfabetização.

Crie um ambiente alfabetizador
_ Sua casa também ensina a ler escrever. Isso acontece quando você a transforma em um ambiente alfabetizador, onde o material escrito tem espaço e função. Isso familiariza a criança com as letras e a estimula a valorizá-las.
_ Espalhe livros, revistas e jornais pela casa. Compre almanaques que tenham caça-palavras e
palavras cruzadas.
_ Coloque um quadro de recados em casa e anote mensagens nele.
_ Mantenha lápis e papel pela casa e também um computador.
_ Peça ajuda à criança para fazer a lista do supermercado e para escrever a amigos e parentes.
_ Monte uma biblioteca em casa.

Dê o exemplo
_ A premissa básica de uma família alfabetizadora é dar o exemplo. Não faz sentido um pai esperar que seu filho tenha interesse pela leitura se ele mesmo não tiver.
_ Leia sempre. É bom para você e excelente para seu filho, que seguirá seu modelo com naturalidade. As crianças tendem a copiar o comportamento dos pais.
_ Sempre que ler algo interessante em um livro ou uma revista, compartilhe com seu filho e convide-o a ler junto.
_ Comente com seu filho sobre o livro que você está lendo.
_ Fale corretamente. Assim, seu filho aprenderá a falar bem.

Crie atividades alfabetizadoras
_ Quando escrever cartas, e-mails e bilhetes, peça para ele ajudar.
_ Sempre que estiver escrevendo com ele, evite abreviações.
_ Procure mostrar ao seu filho exemplos de como a leitura e a escrita são importantes
para a vida.
_ Estimule seu filho a ler tudo o que for escrito: rótulos, embalagens, cartazes, outdoors, letreiros etc.
_  Fiquem sócios de bibliotecas próximas de sua casa.
_ Mesmo que seu filho ainda não saiba ler, peça que ele faça tarefas que necessitem de leitura. Enquanto entoa uma cantiga, ele pode acompanhar o texto.

Ofereça livros e histórias
_ Dê livros ou revistas simples para que ele comece a ver e a ler sozinho (no começo, prefira os de letra de forma).
_ Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias quando quiser.
_ Leia para ele desde bebê, com entonação e emoção. Leia mais de uma vez o mesmo livro. Isso é importante para a criança começar a recontar aquela história depois, no papel de leitora, passando as páginas do livro corretamente.
_ Faça da leitura um momento de prazer _ com suco e pipoca.
_ Dê livros de presente em datas especiais.

Estimule a escrita
_ Faça os convites de aniversário com ele desde o primeiro ano, mostrando onde colocar o nome dele, o nome do convidado, o local, a hora, a data.
_ Escreva cartões de presentes ou de agradecimento com ele.
_ Crie um álbum fotográfico (no computador ou no papel) e escreva as legendas com ele.
_ Faça um diário de férias com ele, desenhando os passeios realizados e anotando uma ou duas palavras.


EXERCÍCIO
Um estudo feito pela Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostrou que ler para o filho na infância tem como consequência um melhor desempenho em leitura na escola. Em 12 dos 13 países pesquisados (a exceção foi a Lituânia), a performance de adolescentes de 15 anos foi mais alta entre os que tinham pais que leram para eles nos primeiros anos de escola.
_ Na Nova Zelândia e na Alemanha, segundo a pesquisa, adolescentes de 15 anos para quem os pais leram na infância apresentaram um desempenho de leitura equivalente a um ano a mais de estudo, na comparação com colegas que não tiveram pais que liam.
_ A pesquisa mostrou que a diferença aparece mesmo quando as jovens vêm de famílias com o mesmo perfil socioeconômico. Nesses casos, quem ouviu o pai ler teve um desempenho melhor posteriormente.

Pais que leem para os filhos no começo do Ensino Fundamental
Nova Zelândia 96%
Alemanha 86%
Catar 72%
Hungria 87%
Dinamarca 92%
Coreia do Sul 64%
Panamá 79%
Itália 66%
Portugal 65%
Croácia 71%
Macau 54%
Hong Kong 51%
Lituânia 82%

TEMA DE CASA
O hábito da leitura foi estimulado por meio do exemplo na casa de Patrícia Lamachia, 35 anos, e do seu marido, Rafael Madke, 37 anos. Muito antes de ingressarem na escola, as filhas Luiza, sete anos, e Maitê, seis anos, já tinham contato com os livros, tanto por ver os pais lendo quanto pelas histórias lidas para elas antes de dormir.
_Quando elas eram menores, ao nos ver lendo o jornal, costumavam pegar os livros infantis e sentar ao nosso lado para fazer de conta que estavam lendo também. Esse tipo de hábito e o estímulo da escola permitem que a Maitê, antes mesmo de entrar no 1º ano, já esteja alfabetizada parcialmente_ conta Patrícia.

Daniela Xu / Agencia RBS


Foto:  Daniela Xu  /  Agencia RBS


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