clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Educação Básica  | 29/09/2012 16h03min

Escolinha já é escola

A participação da família na educação infantil tem características próprias

Os estudos mostram que o acesso à Educação Infantil tem importantes consequências para a vida adulta, como mais renda, menos gravidez precoce e menor envolvimento em crimes.

Hoje se sabe que a escola infantil não é apenas um lugar onde se deixam os filhos enquanto se vai ao trabalho, mas sim um espaço educador decisivo _ com o qual o pai deve estar muito envolvido para que a criança tire o máximo proveito dele. A participação da família nessa fase tem características próprias, que diferem daquelas exigidas pelo Ensino Fundamental.

Facilite a adaptação da criança
_ Mostre entusiasmo e segurança ao deixar seu filho na escola. Ressalte que ele irá encontrar outras crianças com as quais poderá brincar.
_ Explique, com tranquilidade, que ele irá passar o dia na escola e diga quem irá buscá-lo no fim do período.
_ Controle a ansiedade. É natural sentir angústia. Não diga que sentirá saudades, nem chore na porta da escola. Esforce-se para transmitir segurança a seu filho. Não saia escondido ou sem se despedir, nem minta dizendo que você volta logo

Estimule o aprendizado
_ Entenda como a escola estimula seu filho e o que esperar em cada fase de seu desenvolvimento. Acompanhe o cada etapa de perto.
_ Reconheça e valorize cada conquista de autonomia de seu filho. Nunca o reprima ou castigue em caso de falha ou regressão.
_ Decida com a escola o melhor momento para a retirada das fraldas, para a troca da mamadeira por copo e o uso de talheres. Se perceber que seu filho está preparado, avise a coordenação. Caso contrário, peça mais tempo.
_ Respeite o ritmo de seu filho. Não compare com irmãos ou amigos.

Seja parceiro da escola
_ Esteja presente e participe das reuniões de pais.
_ Vá às atividades extraclasse, como palestras.
_ Valorize e respeite a escola, os professores e os funcionários.

Eduque dentro de casa
_ Crie uma rotina também em casa. Mantenha um horário regular para seu filho se alimentar, tomar banho e ir para a cama.
_ Preserve as conquistas de autonomia. Não coloque fraldas ou ofereça mamadeira e chupeta se ele já não usa mais esses recursos na escola.
_ Fale normalmente com seu filho, sem diminutivos ou infantilizações.
_ Leia histórias, caprichando na interpretação

Acompanhe o dia a dia
_ Leia a agenda de seu filho diariamente.
_ Converse sobre o dia dele, sem enchê-lo de perguntas. Deixe que ele conte o que quiser e siga com a conversa a partir das situações reveladas.
_ Conte as suas experiências escolares e vivências diárias de maneira que elas façam sentido para o universo dele.


EXERCÍCIO
_ Crianças que frequentam a escola infantil têm um desempenho melhor em leitura e escrita, segundo uma pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Ministério da Educação. Analisando os dados da Provinha Brasil, os pesquisadores concluíram que as crianças com Educação Infantil tendem a obter notas melhores.
_ Outro trabalho, feito pelas pesquisadoras Fabiana de Felício e Lígia Vasconcellos, descobriu que crianças com vida escolar anterior ao Ensino Fundamental obtiveram desempenho significativamente melhor em Matemática no Saeb 2003.
_ Ir à escolinha tem efeito de longo prazo. Um estudo dos pesquisadores Andréa Zaitune Curi
e Naercio Menezes Filho conclui que frequentar a escola entre zero e três anos de idade tem impacto positivo e significante na conclusão do colegial e do ensino universitário.
_ Eles também concluíram que a pré-escola tem impacto importante na renda. Pessoas que iniciaram os estudos com idade entre quatro e seis anos ganham, em média, salário mais elevado que os demais.


TEMA DE CASA
Se o Brasil deseja que seus filhos cheguem à universidade, deve investir em educação infantil. Segundo pesquisa de Naercio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), crianças com pré-escola têm melhor rendimento nos estudos, escolarização maior e mais chance de frequentar um curso superior. Segundo o pesquisador, isso indica a importância de investir na Educação Infantil, principalmente para as família mais pobres, e o papel fundamental dos primeiros anos de vida no futuro escolar. Uma segunda pesquisa de Menezes concluiu que o fator que mais influi no desempenho escolar _ à frente de condições econômicas, diferenças entre alunos e qualidade da escola _ é o ambiente familiar.
_ A família é o fator mais importante para o sucesso, porque é ela que está com a criança nos primeiros anos. A escola não consegue reverter o que veio de casa _ observa.

Lívia Stumpf / Especial


Foto:  Lívia Stumpf  /  Especial


Mais Notícias

A Educação Precisa de Respostas  30/01/2016 16h58min
'Projeto Resgate' entrega apostilas e materiais para alunos de Joinville

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.