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Professor  | 21/09/2012 15h54min

Falta de investimento afeta ensino técnico no Rio Grande do Sul

Carência de recursos materiais e de profissionalização para professores prejudica

Daniela Azeredo | Viamão

De acordo com o Censo de 2011, no Rio Grande do Sul, são mais de 67 mil estudantes em 670 escolas localizadas em áreas rurais. Destas, 25 mil são voltadas para o ensino técnico.

O professor Martim Barboza afirma que a principal dificuldade é valorizar e qualificar os professores da educação profissional técnica.

– Não temos cursos de formação de professores para ensino técnico. As redes estaduais querem abrir curso novo, e a pergunta que trava é “Mas quem vai dar aula?”. A gente tem entrave na infraestrutura das escolas – avalia.

Para os alunos, o investimento no Ensino Técnico Agrícola ainda é uma das perguntas que aguardam respostas.

– Escolhi esta área porque me identifico e porque os meus familiares trabalham.  Falta muito investimento, temos setores que precisam de bastantes reformas – afirma a estudante Liskettelen Lorscheidter.

O estudante Pedro Almeida acredita que o setor primário sempre exigirá  profissionais técnicos.

– O pessoal está voltando a enxergar o campo como um trabalho, como ganho de vida – defende.

Os professores também concordam que a falta de investimento se torna um dos principais desafios do educador hoje.

– Às vezes falta material, falta um pouco mais de apoio, a gente tem que muitas vezes improvisar para que se possa dar uma aula – conta o professor Rudinei Nessy.

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