clicRBS
Nova busca - outros

Conteúdo: portal-social  | 14/05/2010 13h37min

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes

Comunicação Portal Social

No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Para Karina Figueiredo, secretária geral do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi criado para ser um dia de mobilização em todo o País. “Não podemos ficar falando para nós mesmos. A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate”, lembra. E são tanto as ações pontuais quanto as mais amplas que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola. Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Comitê Nacional de Enfrentamento promove diversas atividades para o 18 de maio. Já em seu segundo ano, a campanha traz uma flor como emblema, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.

São duas as estratégias pensadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo que une sociedade civil e governo na construção da agenda para o 18 de maio. Além da mobilização, que reúne representantes do sistema de garantia de direitos, autoridades do Poder Executivo e população em diversos eventos, também está sendo elaborada uma pauta política para que se leve para a agenda pública o combate à violência sexual na dimensão de proteção dos direitos humanos.

Para isso, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) está coordenando a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O grupo de trabalho empenhado nessa finalidade é composto pelo Comitê Nacional de Enfrentamento e Comissão Intersetorial de Enfrentamento. Estados e municípios também colaboram, levantando subsídios para as propostas. Em várias unidades federativas, inclusive, os comitês estaduais já se reúnem e promovem a troca de informações e avaliação sobre as atividades locais.

Clique aqui e veja a programação de diversas cidades do País em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes


Canal Futura também participa de agenda nacional contra a exploração sexual infanto-juvenil
O Futura preparou uma programação especial sobre a temática ao longo da semana de 17 a 21 de maio.
 
A faixa Conexão Futura aborda temas como a CPI da Pedofilia, o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e o Caso Marajó. Com entradas ao vivo, grupos especializados que dialogam com a mobilização enriquecem a discussão sobre os assuntos apresentados. A semana marca ainda o lançamento do site www.queexploracaoeessa.org.br, que disponibilizará a série Que exploração é essa? e “extras” da produção do programa, matérias jornalísticas do Futura a respeito do tema, a linha do tempo com os principais momentos do Canal junto à temática e endereços de redes de proteção.
 
Além disso, as equipes de mobilização participarão de encontros junto aos comitês de enfrentamento em todo o Brasil.

Jaraguá do Sul – SC
No dia Nacional pelo Fim da Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças ocorre em Jaraguá do Sul uma programação especial na praça Ângelo Piazera, das 9 às 11 horas. Haverá apresentação de teatro, música, entrega de panfletos e passeata com crianças e adolescentes. Em Jaraguá do Sul, Serviço de Enfrentamento está em funcionamento desde 2006 no Creas I, junto ao Centro da Juventude e Família (conhecido como Procad), na rua Arthur Breithaupt, 333, na Tifa Martins.

Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil
Também em Santa Catarina, na cidade de Lages,o Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil promoverá três dias de atividades em prol do tema. Clique aqui e confira a programação completa.


Fontes: Andi, Futura, A Notícia e Coordenação Municipal Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Comentários

rozinete majevisck pereira

Denuncie este comentário18/05/2011 10:51

marechal floriano eta na luta contra o abuso sexual de jovens e adolescentes,parabéns equipe do cras,secretaria de assistencia social,empenhados na campanha 2011,hj as 18;00 na camara de vereadores ,palesra com promotor publico e varias manifestaçoes de apoio a causa!!!!


Mistânia Rodrigues Guedes Meirelles  - 

Denuncie este comentário18/05/2011 08:57

TAMBEM ESTAMOS NESTA LUTA, PARABENS PELA INICIATIVA,NÓS DE SALINAS E DO CONSELHO DA JUVENTUDE , CREAS, SECRETARIA DA JUVENTUDE, DESENVOLVIMENTO SOLCIAL E TODAS AS OUTRAS SECRETARIAS DO MUNICIPIO IREMOS FAZER UMA BLITZ SOCIO EDUCATIVA NO DIA 20 DE MAIO DE 2011.

Divulgação / clicRBS

Diversas atividades estão programadas para o dia 18 de maio
Foto:  Divulgação  /  clicRBS


Comente esta matéria

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.