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O X da Educação  | 08/10/2010 05h09min

Seminário debate uso de computador na sala de aula

Projetos de Brasil, Colômbia e EUA dividiram espaço no evento

pedro.moreira@zerohora.com.br

Qual a relação entre o efeito do uso do computador em salas de aula colombianas, o desempenho de uma escola americana com gestão público-privada e o Bolsa-Família? Os três temas pautaram um encontro de especialistas brasileiros e internacionais em São Paulo, ontem. Focado nos resultados de projetos sociais, o 7º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais discutiu políticas públicas e gestão em educação.

Um dos responsáveis pelo estudo que demonstrou a ineficácia de um programa de inserção de computadores em salas de aula em escolas da Colômbia, o colombiano Felipe Barrera-Osorio, consultor do Banco Mundial, acredita que a causa do mau resultado não é a falta de treinamento para os professores. Para ele, a forma correta de usar a ferramenta ainda não foi encontrada.

– Há alguma tendência de que os computadores que vão diretamente para as crianças têm resultado melhor do que quando mediados por professores – avaliou Barrera-Osorio.

O professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV) Sergio Firpo, um dos debatedores do evento, considerou o resultado estimulante, embora tenha sido negativo:

– Essa análise pode mudar a forma como os gastos em educação são direcionados. Talvez isso seja o dinheiro da sociedade jogado fora – concluiu.

Em outra temática, a doutora em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a especialista americana Susan Dynarski apresentou uma avaliação que demonstrou os resultados positivos obtidos por uma escola dos EUA no modelo Charter – instituições organizadas e administradas pela iniciativa privada, mas com financiamento e regulação do poder público. Entre as causas do bom desempenho estaria a meritocracia entre os alunos, que apresentaram melhores resultados em matemática e leitura em relação a escolas públicas convencionais.

Do Brasil, foram apresentados os resultados do Programa Saúde da Família e de um estudo sobre as creches públicas na inserção das mães no mercado de trabalho no Rio. Além disso, debateu-se o impacto do Bolsa-Família na frequência, no abandono e na aprovação escolar no país.

*O repórter Pedro Moreira viajou a São Paulo a convite da Fundação Itaú Social

PEDRO MOREIRA

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