clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

O X da Educação  | 03/08/2009 14h42min

“A família precisa fornecer noções básicas de civilidade”

Entrevista: Professor Joe Garcia, doutor em Educação e especialista em indisciplina

A falta de limites na sala de aula é o foco das pesquisas do doutor em Educação e especialista em indisciplina Joe Garcia há mais de uma década. O professor do Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná fala sobre o tema:

ZH – Quais são as causas da indisciplina?

Joe Garcia – Há causas externas e internas à escola. Entre as externas, três se destacam. A primeira é a violência social. Num mundo cada vez mais violento, as pessoas vão ficando menos solidárias. Isso está sendo observado nas escolas e tem muito a ver com a indisciplina. Outra causa externa é a influência da mídia, que está mexendo na visão de mundo e no estilo de vida dos jovens. Para os professores, é difícil lidar com toda essa variedade de expressões culturais. A terceira causa é o ambiente familiar. Estudos mostram que a participação da família no processo educacional é fundamental. Ela não precisa fazer o trabalho da escola, mas tem de assumir o papel de torcida organizada e dar noções básicas de civilidade.

ZH – E quais são as causas internas da indisciplina nas escolas?

Garcia – A primeira delas é a qualidade do currículo. Se a escola tem um currículo desatualizado, fica difícil para professores e alunos. Muitos jovens usam a indisciplina para comunicar aos professores que as práticas pedagógicas são ruins. Um dos grandes desafios da escola moderna é conseguir ser desafiadora. Às vezes, as aulas são menos desafiadoras do que um jogo de videogame.

ZH – O que os pais podem fazer para frear a indisciplina?

Garcia – Até certo ponto, a culpabilização da família é verdadeira. O que vemos hoje são adultos com a agenda lotada e com o dia basicamente caótico. Nós, pais, precisamos desenvolver maior interesse pela vida escolar dos nossos filhos. Precisamos estar mais presentes. É importante de vez em quando folhear os livros deles para valorizar os estudos e ir com eles a livrarias para mostrar que o conhecimento é algo interessante. São coisas simples e que não custam tão caro.

ZERO HORA

Comentários

rosane maria  - 

Denuncie este comentário12/09/2009 12:38

BOa resposta...Mas será que as pessoas sabem O que é uma família? O que são noç~es básicas? Quando eu penso que pessoas com mestrado...doutorado....não sabem o que é dignidade, respeito...consideração(mesmo sabendo são corruptas ate de pensamento com elas mesmo...achando que ninguem ira desmascarar as suas atitudes)imagine pessoas que estam vivendo em uma sociedade sem condição de sobreviver, penso que realmente quem aprende a ler em nosso pais são privilegiados que estam pouco se importanto com a educação no Brasil.


Marta

Denuncie este comentário16/08/2009 14:15

Como professora, acredito mesmo que as causas da indisciplina sejam exatamente essas. Quanto ao papel da escola,relacionada 'as práticas pedagógicas, acredito que seja um papel do estado e não da escola mudar esse padrão de educação, que foi que nós recebemos e que já não é mais aceita pelos nossos alunos. Então a escola deve sim mudar, mas isso ela jamais conseguirá sozinha.


Comente esta matéria

Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.