| 30/06/2009 09h10min
Imagine a seguinte cena: o prefeito da cidade despacha no seu gabinete e, de repente, pega o carro, percorre algumas quadras, troca o terno pela roupa de neoprene, e entra no mar para surfar! 
Impossível? Não para o prefeito de Imbituba, José Roberto Martins, um apaixonado pelo surfe. 
Aos 39 anos de idade, Martins é um dos responsáveis por levar a etapa do Mundial da ASP, o Hang Loose Santa Catarina Pro, à Praia da Vila. E ele conta com um time de peso para encampar essa ideia. 
Um dos seus maiores parceiros é o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Paulo Sefton. Junto com a família Gerdau, do Rio Grande do Sul, Sefton trouxe para Imbituba, nos anos 1960, o conhecimento da modalidade. Era uma outra época, tanto que para desbravar o "pico", os surfistas precisavam seguir o trilho das estradas férreas, em vez das rodovias. 
— Cheguei aqui com 12 anos (hoje tem 54) e me apaixonei pelas praias e pela natureza — confessa Sefton, 
uma das poucas autoridades locais que veio de 
fora (é gaúcho). 
O fato é que Imbituba, hoje, respira o surfe em plena intensidade por causa da iniciativa deste grupo de homens. Pessoas ligadas ao esporte, como os empresários Manoel José Martins, o Maneca, dono de uma rede de surf shops na cidade; Nazareno Heleodoro, o Neno, proprietário de uma loja de confecções; e Gean Fermino, ex-atleta de handebol e hoje controlador-geral do município. 
A partir deles, outras autoridades aderiram ao movimento. O sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Elton da Luz, é um exemplo. Veio de Lages, na Serra Catarinense, em 2002, para coordenar a implantação dos Bombeiros da cidade. Pouco tempo depois, aos 44 anos, recebeu o convite de Maneca para incorporar o grupo e aprendeu a surfar. Hoje, aos 47, tem o esporte como um aliado. 
— O surfe renova as minhas energias. Sempre que me sinto estressado, pego a minha prancha e vou para a praia — disse. 
Padre tirou a batina e caiu na água 
Mas Elton não foi o único. O padre José 
Eduardo Bittencourt também já caiu na água com uma prancha. Ontem, estava em Tubarão, no Sul do Estado, e não pôde juntar-se ao grupo. Mas o prefeito garante: o eclesiástico gostou de tirar a batina para surfar e aprovou a ideia. 
— Surfar é um estado de espírito e fazemos questão de mostrar isso. É um esporte saudável e, por isso mesmo, minha agenda (de trabalho) não é protocolar. Se precisar sair do gabinete para vir à praia, eu venho com o maior prazer — destacou o prefeito. 
Portanto, se um dia você quiser falar com uma autoridade de Imbituba, seja o prefeito, o secretário ou até mesmo o padre, e ele estiver pegando uma onda, não estranhe. O esporte, em Imbituba, é levado muito a sério e conta com a bênção dos céus. 
							
							
								Autoridades de Imbituba, entre elas o prefeito José Roberto (terceiro a partir da dir.), em ação
								
									Foto: 
									Julio Cavalheiro
									
									
								
							
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.