clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

O X da Educação  | 04/03/2009 18h33min

O papel da escola e dos pais

Carmen Lucia Reichel Lindemeyer, professora e psicopedagoga

É o momento em que toda a criança sente um misto de entusiasmo, curiosidade e medo. Para os veteranos a expectativa é pelo reencontro, novidades, mudanças e novos conhecimentos.

Para os que chegam à escola pela primeira vez, predomina o temor do desconhecido, alternado com o entusiasmo por iniciar nova fase, passando a sentir-se incluído no universo escolar. Em ambos os casos, o mais importante é a fase de readaptação/adaptação.

Cabe à escola preparar a recepção dos alunos, priorizando a afetividade e a socialização, para que a criança sinta-se acolhida. Já os professores, ao receber a turma, devem respeitar as individualidades, lidando com as diferenças. Cada criança tem o seu jeito de ser, manifestado das mais diversas formas. O professor deve estar atento aos desejos das crianças, cabendo-lhe proporcionar um ambiente de integração, com o objetivo de obter uma turma homogênea, sem deixar de ser dinâmica e participativa. Este é o seu desafio.

É fundamental que o professor responda a todas as dúvidas, satisfazendo a curiosidade das crianças, ao mesmo tempo em que vai apresentando a rotina, as regras e as combinações, o que deve ser feito aos poucos, evitando um acúmulo de informações novas, muitas das quais a criança não consegue registrar e assimilar.

Segundo Piaget, “em qualquer etapa da vida de um ser humano, a construção da aprendizagem depende das etapas anteriores.”

Dessa forma, cada etapa deve ser integralmente vivida, para possibilitar que a próxima não seja prejudicada. A criança jamais esquece o que aprende com prazer, e depende da sensibilidade e dedicação dos adultos que a cercam, para desenvolver-se de forma global.

Cabe à família valorizar a escola e incentivar a criança, preparando seu reingresso/ingresso, preocupando-se com todos os detalhes (uniforme, materiais), fazendo com que a criança participe dos preparativos.

Através do diálogo, deixar claro o papel da escola, que é de proporcionar um ambiente propício à aprendizagem e socialização; do professor, que é de ensinar a aprender; dos colegas, com os quais deve ser buscada a convivência prazerosa e produtiva, já que todos estão na escola com o mesmo objetivo.

A família deve entregar a criança à escola de forma confiante, passando por sua vez confiança e credibilidade na escola. Os pais devem estar bem informados quanto à metodologia e rotinas, para evitar dúvidas e desencontros.

A escola e os professores não devem ser questionados na frente das crianças; devem merecer respaldo e a confiança de que querem o melhor para nossos filhos. Integrar seu filho à escola e permitir que seja educado para a vida é o desafio maior de todos os pais.

ZERO HORA

Comentários

Ediane da Silva Lopes

Denuncie este comentário30/07/2009 13:32

Quando li o título, me interessei muito. Mas não concordo com todo o artigo, principalmente porque não deixa bem claro o verdadeiro papel dos pais: acolhimento, amor, carinho, proteção. E é claro que a escola deve incluir todos os indivíduos, procurando a adaptação, mas nunca podemos esquecer que o papel da escola é fazer com que TODOS aprendam: ensinar e aprender sistematicamente. A preocupação de cada professor deve ser de estar preparado para levar todos os seus alunos ao conhecimento, não num papel de "tia", mas sim de profissional, com base teórica sobre sua prática, sabendo onde quer chegar com a sua metodologia.


AMADEU EPIFANIO  - 

Denuncie este comentário27/07/2009 22:53

A Denise está um tanto equivocada, pois é respeitando as diferenças que chegaremos à homogeneidade, promovendo o equilíbrio, através do interesse comum, tanto pelo aprendizado, quanto pelo convívio e interação social, cada um da sua forma, do seu jeito. Isso é democracia.


Comente esta matéria

Mais Notícias

O X da Educação  18/11/2011 12h34min
Dois cursos superiores gaúchos lideram ranking nacional do MEC
O X da Educação  18/11/2011 12h32min
UFRGS é a terceira melhor universidade do Brasil em avaliação do MEC
O X da Educação  24/10/2011 12h24min
Abstenção do Enem custa R$ 61,2 milhões
O X da Educação  13/10/2011 13h25min
Medicina tem recorde de inscritos na UFRGS
O X da Educação  09/10/2011 11h10min
ESPECIAL: tudo que você precisa saber sobre o Enem
O X da Educação  08/10/2011 11h10min
Carreiras: Análise de Políticas e Sistemas de Saúde
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.