clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

O X da Educação  | 04/03/2009 18h12min

Prova Brasil: Avaliação dá uma má notícia ao ensino gaúcho

Seis em cada 10 municípios gaúchos avaliados pela Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação, não atingiram metas de aprendizagem em língua portuguesa estabelecidas pelo movimento Todos pela Educação para a 4ª série do Ensino Fundamental. Também foram avaliados estudantes de 8ª série nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Os dados foram calculados a partir do resultado da Prova Brasil de 2007, teste aplicado pelo Ministério da Educação a cada dois anos nas escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) da zona urbana do país com mais de 20 alunos nas séries avaliadas.

O percentual de municípios do Estado que não atingiu a meta na 4ª série (58,5%) é quase o dobro daqueles que não chegaram à meta na 8ª série (36,2%). Esse desempenho surpreendeu os especialistas.

– A tendência nos municípios do restante do país é oposta. São melhores os indicadores das séries iniciais e piores os das séries finais do Ensino Fundamental. É curioso o que ocorre nos municípios do Rio Grande do Sul – diz Alice Andrés, coordenadora do levantamento do Todos Pela Educação.

Os números, na interpretação de Alice, são “chocantes”:

– Sabíamos que o ensino não estava bem, mas não tínhamos os números. É bastante preocupante.

Na avaliação do consultor da Fundação Cesgranrio Rubem Klein, uma das hipóteses para compreender desempenhos tão díspares em língua portuguesa são as metas. O matemático Klein acredita que possa ter havido exigência maior para as séries iniciais, que têm historicamente melhores desempenhos.

– Talvez as metas da 8ª série tenham sido menos ambiciosas do que as da 4ª série. É apenas uma especulação – pondera Klein.

Em matemática, os resultados seguem a regra nacional: os melhores desempenhos se concentraram nas séries iniciais. Dos 321 municípios que participaram da prova com alunos na 4ª série, 64 (20%) não alcançaram a meta. Já das 378 cidades que aderiram ao teste com estudantes de 8ª série, 225 (59,5%) apresentaram desempenho abaixo das projeções. Entre todos os participantes da avaliação, apenas Mato Leitão, município de 3,5 mil habitantes, no Vale do Rio Pardo, está entre as 10 melhores metas nas quatro modalidades aferidas: 4ª série e 8ª série de português e 4ª e 8ª série de matemática.

Pesquisadora pede cautela na análise dos números

Embora se proponham a traçar uma radiografia da realidade das escolas públicas do país, pesquisadores são cautelosos ao analisar os dados.

Doutora em Educação, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Maria Luiza Merino Xavier acredita que outros elementos são indispensáveis para uma análise mais complexa e precisa da realidade dos estudantes.

– A minha percepção é de que as avaliações são válidas, mas muito mais importante que avaliar é investir nas escolas e nas condições materiais. Os exames, uma em cima da outra, como estão acontecendo, só mexem com a autoestima dos professores. Tenho dificuldade de lidar com isso – pondera Maria Luiza.

Para ler a tabela

O índice representa o percentual de alunos que obtiveram pontuação considerada mínima para o aprendizado adequado
O asterisco (*) mostra os municípios que alcançaram as suas próprias metas. Alguns municípios têm bom índice, mas não conseguiram alcançar sua meta.
Cada município tem suas próprias metas, projetadas para que, em 2022, todos tenham possibilidade de alcançar o índice de 70% dos alunos com pontuação considerada mínima para o aprendizado adequado.

Publicado em 20/02/2009

Fique por dentro
O QUE É A PROVA BRASIL?
São testes que avaliam língua portuguesa (competência em leitura) e matemática. A primeira edição, em 2005, foi realizada em 5.387 municípios do país. Mais de 3 milhões de alunos, distribuídos em cerca de 40 mil escolas públicas urbanas, foram avaliados. Além dos testes, os alunos respondem a um questionário com informações sobre seu contexto social e capital cultural.

A interpretação da Prova Brasil, com a análise dos resultados das avaliações aplicadas pelos professores, permite que equipes escolares revejam projetos pedagógicos e que os docentes possam definir mais claramente metas de aprendizagem e objetivos de ensino. Para gestores e governantes, a Prova Brasil oferece informações que possibilitam uma visão global do ensino, auxiliando gestores nas tomadas de decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros para promover a melhoria da qualidade da educação.
O QUE A PROVA BRASIL AVALIA?
Aplicada em alunos da 4ª e 8ª séries, contém itens que permitem medir a competência leitora em língua portuguesa e a competência em resolução de problemas em matemática. Juntando os níveis de aprendizagem atingidos pelos alunos de determinada unidade escolar, a Prova Brasil apresenta uma fotografia das escolas, das redes de ensino e do país.
COMO É ESTABELECIDA A META?
A partir do percentual de alunos que obtiveram conhecimentos mínimos na primeira aplicação da Prova Brasil, em 2005, a ONG Todos Pela Educação estabeleceu metas por municípios. A ideia é que todos tenham condições de alcançar a meta nacional, prevista para 2022, de que 70% dos alunos atinjam pontuação mínima para um aprendizado considerado adequado. Para cada município, estabeleceu-se uma meta. A projeção leva em consideração uma curva de crescimento, que começa suave e se torna mais ambiciosa no futuro.
POR QUE NÃO APARECEM TODOS OS MUNICÍPIOS NA LISTA?
Porque a participação é por adesão e nem todos municípios participaram da prova. A avaliação é aplicada em áreas urbanas e envolve escolas públicas (municipais, estaduais e federais).

Comentários

Neide T.Cazarotto

Denuncie este comentário03/10/2009 06:41

Está faltando uma grande liderança no estado do RGdo Sul que elabore um Projeto moderno e próprio de acordo com cada região do estado, focado nas deficiências de aprendizagem atrelado a este projeto um Plano de Ação para alcançar as metas desejadas e motivar os professores valorizando-os, tratando melhor os educadores que são as pessoas mais importantes do processo ensino e um chamamento aos pais para motivar os filhos e cobrar resultados permanentes. Vejo que nas últimas décadas o Rio grande do Sul mão foi comtemplado com uma liderança eficaz na educação. As escolas estão acéfalas há muito tempo, por isso que a educação está decaindo cada vez mais. É não é culpa dos educadores.


edson rodrigues  - 

Denuncie este comentário20/07/2009 21:38

acho que a questão é bem complexa, temos que reinventar a FAMILIA como base da sociedade, passando pela ordem moral e cívica, o professor que hoje reclama mais do salário e pouca dedicação e joga a culpa nos governos apesar dos incentivos dados para a qualificação sem melhoria prática , muito pouca, e a metodologia pedagógica ser mais real ao interesse profissional do aluno, seja para o mercado de trabalhobem como, futuro empreendedor, e mais....

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.