clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ambiente  | 28/06/2011 07h12min

Menos copos, mais água

Furg troca copinhos plásticos por canecas no restaurante

Carlos Etchichury  |  carlos.etchichury@zerohora.com.br

Um pequeno disparate ambiental era cometido todos os dias na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), sob o olhar da comunidade acadêmica.

Siga o @zhnossomundo no Twitter

Ao final das refeições, funcionários do restaurante universitário descartavam 2,5 mil copos plásticos utilizados por professores, estudantes e técnicos. Em uma semana, consumia-se, e jogava-se fora, 12,5 mil copinhos. O ataque ao bom senso encerrou-se em maio passado, quando a direção da universidade decidiu substituí-los por canecas de alumínio.

Chefe da Divisão de Alimentação, Alojamento e Transporte da Furg, João Carlos Ferreira conta que a pequena montanha diária de copos no lixo causava desconforto:

- Achamos que seria melhor usar copos de alumínio, que não quebram.

O próximo passo, adianta Ferreira, será abolir os invólucros plásticos que protegem os talheres.

- É uma exigência da vigilância sanitária, mas estamos discutindo e buscando alternativas - avisa.

Sem a necessidade de comprar os descartáveis, o dinheiro economizado - cerca de R$ 2,2 mil por mês - permitiu a contratação de mais um empregado.

- Temos uma nova funcionária para auxiliar na limpeza. É bem bacana - diz Alessandro Vernier, gerente geral da Kativar Refeições, que fornece a alimentação para a Furg.

A substituição não eliminou por completo os danos ambientais. E nem poderia. Se copos feitos à base de petróleo deixaram de ser consumidos, os novos copos necessitam de limpeza. Resultado óbvio: aumentou o consumo de água e detergente.

- Usamos 30 litros a mais de água por dia e meio litro de detergente. Não chega a ser algo muito expressivo - pondera Vernier.

Para Carlos Eduardo Nunes da Costa, estudante de Geografia e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a decisão da Furg repercute em todo campus:

- Provocou uma maior conscientização na universidade. Era uma reivindicação antiga do DCE.

Curta o Nosso Mundo no Facebook

NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
Divulgação / 

Após cada refeição, funcionários do restaurante universitário descartavam 2,5 mil copos plásticos utilizados por professores, estudantes e técnicos
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

28/06/2011 07h12min
Um lado bom de cada lado
28/06/2011 07h12min
A disputa entre o vidro e o plástico
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.