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Transportes  | 10/05/2011 15h01min

Rio de Janeiro apresenta ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel

Veículo pode rodar com taxa de até 90% de gás natural veicular, reduzindo a emissão de poluentes mantendo a mesma potência do motor

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O protótipo de um ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel será apresentado hoje no Rio de Janeiro.

O desenvolvimento do veículo faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que busca garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

O protótipo foi desenvolvido com tecnologia nacional pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, juntamente com a Robert Bosch América Latina, que responde pelo sistema de injeção dos combustíveis no motor do veículo, permitindo que o ônibus rode com até 90% de Gás Natural Veicular (GNV).

Durante a fase de testes, o ônibus será utilizado em trajeto definido pela Setrans - Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro. Nessa etapa, a MAN Latin America — em conjunto com o Programa de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ — acompanhará o desempenho do ônibus por meio da medição de sua eficiência energética (Km/Leq), taxa de substituição e viabilidade econômica do projeto.

— O protótipo da Volkswagen apresenta uma alternativa real para o diesel, reduz a utilização do combustível e a emissão de poluentes na atmosfera. Além disso, sendo movido à GNV e diesel, o ônibus não fica restrito a um único combustível, permitindo ao frotista revender o veículo em locais sem abastecimento de gás — diz Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.

O coração da tecnologia está no sistema de gerenciamento eletrônico, que permite controlar simultaneamente os sistemas de injeção dos dois combustíveis de modo a proporcionar a maior eficiência possível.

O motor GNV+Diesel apresenta alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de GNV. Este novo sistema emite 80% menos material particulado, um dos principais vilões dos centros urbanos, e 20% menos CO2, um dos maiores causadores do aquecimento global.

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Veículo pode rodar com taxa de até 90% de GNV
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


 

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