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Inovação  | 16/02/2011 10h11min

Para inovar é preciso criar parcerias

Nosso Mundo entrevistou o especialista em inovação Hitendra Patel, que participou de evento ontem, em Porto Alegre

Especialista em modernização de negócios e diretor do Centro de Inovação, Excelência e Liderança de Cambridge, em Massachussets (EUA), o indiano Hitendra Patel esteve ontem em Porto Alegre para mostrar como inovação e sustentabilidade podem turbinar os negócios. Para Patel, a empresa que deseja inovar precisa entender que as habilidades necessárias para isso podem estar do lado de fora das paredes do seu negócio, o que requer foco em boas parcerias.

Patel foi trazido ao Estado pela Revista Amanhã para participar da premiação Campeãs da Inovação ontem, no Sheraton Hotel. O evento destacou as empresas que aliam inovação e sustentabilidade.

Veja abaixo trechos da entrevista concedida por Patel ao Nosso Mundo

Nosso Mundo Sustentável - Como você descreveria a inovação hoje?

Hitendra Patel - Inovação é a criação e a captura dos novos valores nos dias atuais. É uma definição intencionalmente ampla que vem de nossa experiência em trabalhar com empresas para impulsionar a inovação e pesquisar os guias, as barreiras e os facilitadores do processo. Todas as funções dentro de uma empresa têm um papel a desempenhar. Desde o marketing, o financeiro e as vendas até os recursos humanos, a TI e a operação.

Muitas empresas estão colocando grande ênfase em um Modelo de Negócios de Inovação - descobrindo novos caminhos para criar e capturar valor por meio de diferentes parcerias e estratégias valiosas ao longo de toda a cadeia de valor.


Nosso Mundo - O que você diria a uma empresa que quer inovar?

Patel - A inovação é uma jornada, não um destino. Inovar requer rapidez e flexibilidade ao mesmo tempo em que se lida com ambiguidade e incerteza. Por essas razões, empresas que inovam efetivamente usam parceiros, buscam um portfólio de novas descobertas e aprendem com seus sucessos e fracassos. Você tem de fazer novas coisas para inovar, então, por definição, as habilidades e as experiências não se encontram todas dentro das quatro paredes de seu negócio. Além disso, por ser novo, talvez você não saiba qual ideia ou conceito específico virá, então você precisa criar múltiplas opções e ajustá-las de acordo com as mudanças de situação. Finalmente, se você não tiver o tempo para aprender com os sucessos e os fracassos, não identificará as barreiras críticas e os facilitadores específicos para a sua empresa.

Para iniciar a jornada, eu recomendaria três coisas:

1) Coloque inovação em sua agenda semanal ou mensal. Gaste de 30 a 45 minutos discutindo o que você está fazendo ou pensando sobre isso. É um primeiro passo fácil e rápido.

2) Combine com sua equipe a necessidade de inovação. Se você claramente articular a questão da inovação, se conseguir explicar a razão de inovar, pode ser difícil, mas não impossível, ir além.

3) Finalmente, encontre algumas pessoas dentro de sua empresa que se empolguem com o tema e se interessem em saber mais a respeito. Essas pessoas serão seus "pirilampos" que vão disseminar o tema entre os demais.


Nosso Mundo - Qual o melhor caminho para investir o dinheiro hoje? Sustentabilidade?

Patel - A sustentabilidade é uma das grandes tendências globais. Ela pode ser um tremendo espaço de oportunidade, mas ser bem sucedido na tendência requer foco em alguns outros aspectos críticos. Primeiro, você precisa identificar e classificar necessidades ou desejos específicos do ser humano. Além disso, as empresas precisam encontrar modelos simples de negócios para capturar o valor que foi criado. Finalmente, você precisa combinar as capacidades da sua organização e de seus parceiros em um único caminho.

O Ikea fez isso de forma bem sucedida com a ONG World Wildlife Fund (WWF). Juntas, as organizações estabeleceram programas em áreas rurais da Índia e do Paquistão para ensinar aos agricultores como aumentar sua produtividade mesmo usando menos água e fertilizantes. A Ikea recebe e aumenta seu algodão de origem sustentável, a WWF coloca o dinheiro de seus doadores em uma prática mais produtiva do que apenas subsidiar agricultores, e os agricultores aumentam seus lucros (em mais de 87% nos projetos pilotos). A Ikea está apta em tirar vantagem da tendência da sustentabilidade para reforçar qualquer outra e conectar as capacidades ao longo da cadeia de valor em algo que é difícil copiar.


Nosso Mundo - Para você, qual a diferença mais importante entre um investimento verde e um investimento em marketing verde?

Patel - O marketing verde ou greenwashing é um tipo de solução "tiro pela culatra". Em um mundo conectado como o de hoje, as empresas que investem apenas nisso são expostas muito mais rápido do que antes. Fazer realmente o que se diz é o único jeito de capturar valor da sustentabilidade. E você quer sair na frente dessa tendência (ou outras tendências) em vez de ser arrastado por ela. Além disso, quanto mais uma empresa apoiar uma área como a sustentabilidade, mais rápida e efetivamente ela vai inovar nesse setor. Sua empresa pode atrair as melhores ideias de cima ou de baixo da cadeia de valores, captar uma parcela maior das mentes dos clientes e atrair os melhores talentos. Esses aspectos se reforçam mutuamente e ajudam a criar um ciclo virtuoso. Isso não acontece com o greenwashing.


Nosso Mundo - O que o senhor pensa sobre a economia do Brasil hoje? O país está em um bom momento?

Patel - É um momento fenomenal para o Brasil.

ZERO HORA
Cambridge / Divulgação

Hitendra Patel defende a modernização das empresas
Foto:  Cambridge  /  Divulgação


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