clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Itapema FM  | 23/07/2010 08h20min

Quatro festivais começam neste final de semana no RS

Tradicionais no cenário europeu, em que coincidem com as férias de verão do Hemisfério Norte, os festivais de música também vão abrindo espaço na agenda dos brasileiros. Para os gaúchos, nada menos que quatro eventos vão começar exatamente neste final de semana.

Dois deles são voltados à música popular: o Festival de Inverno de Porto Alegre, que terá duas noites (já lotadas) de Jorge Drexler no Teatro do Bourbon Country, e o São Leopoldo Fest, que trará Marcelo D2 no sábado – nas duas cidades, os espetáculos seguem pela próxima semana.

No Interior, as guitarras dão lugar aos violinos em dois eventos direcionados para a produção erudita: o Festival Internacional de Inverno de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, em sua 25ª edição, e a estreia do Festival Internacional Música no Pampa (Fimp), em Bagé – ambos com músicos de diferentes países escalados para lecionar e apresentar recitais.

Porto Alegre

Jorge Drexler – que vem mostrar o show de seu novo álbum, Amar la Trama – é o nome mais luminoso da programação do 5º Festival de Inverno de Porto Alegre, mas não é o único. Reafirmando a vocação do evento para a aproximação com a música dos países vizinhos, a agenda prevê mais três nomes internacionais, todos vindos da Argentina: as cantoras e atrizes Soledad Villamil (dia 26, no Teatro do Bourbon Country) e Dolores Solá (dia 28, no Teatro CIEE) e o compositor Kevin Johansen (dia 27, no Teatro CIEE, com ingressos esgotados).

E há também artistas locais escalados para o roteiro, com shows no Teatro Renascença e no Teatro de Câmara Túlio Piva – Quartchêto, Gelson Oliveira, Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense, Volantes, Identidade e Fausto Prado e Caetano Silveira são alguns dos principais nomes nessa seara. Hoje, os ingressos ainda estão à venda na Usina do Gasômetro.

O Festival de Inverno vai até 1º de agosto:

> A argentina Soledad Villamil, estrela do filme O Segredo dos seus Olhos, vem mostrar seu lado cantora, interpretando tangos, valsas e milongas. Será na segunda-feira, no Teatro do Bourbon Country, com ingressos entre R$ 20 e R$ 30.

> Kevin Johansen é compositor sintonizado com a geração de Vitor Ramil e Jorge Drexler – ou seja, não se prende a gêneros musicais para criar suas canções. Já não há ingressos para vê-lo no dia 27, no Teatro CIEE.

> O folclore e o tango são referências fortes para a cantora Dolores Solá, atração do dia 28 no Teatro CIEE (ingressos a R$ 20). Arthur de Faria e Hique Gomez serão os convidados especiais.

> Pampa e jazz são a base da sonoridade do Quartchêto, que apresenta no Teatro Renascença (dia 30) seu novo CD, BAH, Disco do Ano na última edição do Açorianos de Música. Ingressos a R$ 10.

> Outro disco premiado no Açorianos (na categoria MPB) é Cidade Baixa, que os autores Fausto Prado e Caetano Silveira apresentam, com a banda homônima ao CD, no Renascença, dia 29, a R$ 10.

> Cantores e compositores que também foram contemplados no Açorianos deste ano, Filipe Catto e Juliano Barreto mostram seus trabalhos autorais no Renascença – Filipe no dia 31, Juliano no dia 1º de agosto. Para ambos, o ingresso custa R$ 10.

> Na seara do pop rock, vale conferir as performances das bandas Identidade (dia 29) e Volantes (dia 30), no Teatro de Câmara Túlio Piva, às 19h. Ambas terão entrada franca.

Vale Vêneto

Músicos de países como Costa Rica, Argentina, Estados Unidos e Itália vão participar do 25º Festival Internacional do Vale Vêneto. O evento é promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas o local dos cursos e concertos é a tradicional zona de colonização italiana do Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine. Ao apelo turístico da região, soma-se a intensa programação cultural, na qual um dos destaques promete ser o concerto de abertura, marcado para este domingo, às 10h, na Igreja Corpus Christi – no qual a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e o Coro de Câmara UFSM vão interpretar obras de Vivaldi, Brahms e Ennio Morricone, entre outros compositores.

A partir de segunda-feira, os professores do evento vão realizar recitais no Seminário dos Palotinos. Mais informações no site www.ufsm.br/festivaldeinverno.

Bagé

Neste inverno, o meio erudito gaúcho ganha um novo festival: o Música no Pampa, que vai reunir artistas vindos de diferentes países para uma semana de cursos e recitais. A maioria dos concertos será realizada de segunda a sexta, no Instituto Municipal de Belas Artes, sempre às 20h. Entre os músicos escalados para a edição inaugural do Fimp, estão dois gaúchos radicados nos Estados Unidos – o contrabaixista Marcos Machado e o violinista Cármelo de los Santos.

– É um evento promissor, que está atraindo alunos de Paraguai, Uruguai, Argentina, Estados Unidos e Romênia, alem de brasileiros de vários Estados – comenta Cármelo.

O concerto de abertura está marcado para as 20h deste domingo, no Complexo Cultural Dom Diogo de Souza, a cargo da Orquestra Versatilis. Mais informações no site www.fimp.com.br.

São Leopoldo

O rapper carioca Marcelo D2 – que divulga seu álbum mais recente, A Arte do Barulho (2008) – será o primeiro nome na extensa e variada lista de artistas nacionais convocados para a 20ª edição do São Leopoldo Fest. Até 1º de agosto, os embalos vão das duplas sertanejas Laluna & Vinícius (neste domingo) e César Menotti & Fabiano (segunda-feira) ao samba da Turma do Pagode (dia 29). Haverá também as canções de Kleiton & Kledir (dia 27), o gauchismo festeiro do Tchê Barbaridade (dia 30), a MPB de sotaque nordestino de Chico César (dia 31) e o novo rock popular brasileiro do Hori, do badalado vocalista Fiuk (dia 1º).

Os principais espetáculos serão realizados em palcos montados no Largo Rui Porto, no centro de São Leopoldo, mas também há atrações agendadas para o Teatro Municipal de São Leopoldo. Mesmo em caso de chuva, a programação deverá ser mantida.

O São Leopoldo Fest começa neste sábado e vai até 1º de agosto:

> O rock gaúcho domina o domingo, com Júlio Reny (18h), Frank Jorge (19h) e Reação em Cadeia (20h), no palco central, no Largo Rui Porto. Os ingressos para esta noite – que inclui também a dupla Laluna & Vinícius (21h) – custam R$ 5.

> O compositor Bebeto Alves canta no dia 27, às 20h. Na mesma noite, Kleiton & Kledir apresentam o show do DVD Autorretrato, às 21h. Ingressos para a noite a R$ 5.

> O paraibano Chico César vai trazer o embalo junino de seu disco Francisco, Forró y Frevo para o palco central às 21h de sábado, dia 31, com ingressos a R$ 10.

> Coco, ciranda e maracatu são alguns dos ritmos que a pernambucana Lia de Itamaracá (ao lado) vai cantar no Picadeiro Sesc, no Largo Rui Porto, às 17h do dia 28 (ingressos a R$ 5).

> O quinteto paulista Hori, do badalado cantor e ator Fiuk, toca no dia 1º de agosto, às 21h, a R$ 10.

ZERO HORA
Divulgação / 

Jorge Drexler
Foto:  Divulgação


Comente esta matéria

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.