| 17/06/2009 13h10min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta, dia 17, com seu colega do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, em sua primeira visita a este país centro-asiático rico em hidrocarbonetos. 
— Brasil e Cazaquistão devem impulsionar suas relações nas esferas política, econômica e cultural — afirmou Lula durante sua reunião com Nazarbayev, segundo a agência Kazainform. 
Lula, que chegou na noite (local) desta terça-feira a Astana procedente da Rússia, ressaltou que no momento atual "existe uma grande oportunidade de mudar a ordem mundial". 
— Devemos reformar a ONU, reforçar as organizações que se dedicam a promover o desenvolvimento dos países e fortalecer o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (BM) — disse. 
O presidente informou que uma delegação de empresários brasileiros liderada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, visitará o Cazaquistão em setembro. 
— O ministro de Minas e Energia (Edison 
Lobão) também deve fazer parte dessa visita, para discutir as perspectivas de associação na esfera do petróleo e dos biocombustíveis — disse Lula. 
O presidente também discutiu com Nazarbayev o trabalho das comissões bilaterais criadas durante a visita do governante do Cazaquistão ao Brasil em 2007. 
Nazarbayev destacou que as trocas bilaterais "dobraram em 2008, para US$ 274,4 milhões". No entanto, afirmou que "esse número não corresponde ao potencial dos dois países, que é enorme tanto no plano da cooperação econômica como política". 
O presidente do Cazaquistão defendeu ainda a criação de comissão intergovernamental sobre a cooperação econômica e comercial para impulsionar os intercâmbios e os investimentos. 
Segundo a chancelaria do Cazaquistão, os dois países estão interessados em impulsionar a cooperação bilateral em matéria agrícola, de mineração e energética, espacial e turística. 
							
							
								O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, passam em revista a tropa durante cerimônia oficial de chegada a Astana
								
									Foto: 
									Ricardo Stuckert, Agência Brasil
									
									
								
							
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br  Todos os direitos reservados.