clicRBS
Nova busca - outros

Frei Rovílio Costa

divulgação

Rovílio Costa nasceu em Veranópolis, na Serra Gaúcha, no dia 20 de agosto de 1934. É licenciado em Filosofia, Pedagogia, Antropologia Cultural, mestre em Educação, integrante do Instituto Histórico de São Leopoldo, da Academia Rio-Grandense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo, fundador e diretor da EST Edições, e Ufficiale dell'Ordine al Mérito della Repubblica Italiana. Dentre outras distinções, recebeu a Medalha Simões Lopes Neto, o Prêmio Literário Erico Verissimo, foi escolhido Amigo do Livro de 1996 e é Cidadão Honorário da Capital Gaúcha. É titular do Acervo das Etnias do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e escolhido como uma das personalidades da Feira do Livro de Porto Alegre de 2003.

Atualmente está organizando o Acervo de Religiões, Etnias e Culturas do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, ao qual está transferindo seu acervo de documentação religiosa, como já o fez com o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e com o Arquivo Regional do Vale dos Sinos com sua documentação histórica.

É autor de mais de 20 livros publicados, todos voltados para a temática religiosa e sobre a formação étnica do Rio Grande do Sul. Já foi articulista de diversos jornais, e como professor da UFRGS fundou e dirigiu a Revista Educação e Realidade. Seu grande trabalho, no entanto, está na publicação de mais de 2,6 mil edições, com 2,4 mil títulos, envolvendo mais de 3 mil autores. Muitas dessas obras chegaram ao público em dialetos italianos e alemães, resgatando línguas originárias e as identidades étnico-culturais.

O destaque atual de seus esforços está na pesquisa dos códices da imigração alemã e uma varredura da documentação sobre as raízes africanas. Encontra-se em fase de finalização de três grandes obras inéditas, além de empregar boa parte do seu tempo montando e organizando os acervos históricos em dezenas de municípios em todo o Estado. Costuma afirmar que deixa de escrever um grande livro para ajudar a muitos escreverem seus "pequenos grandes" livros. Pelo trabalho de editor e como doador e organizador de centenas de livros a bibliotecas públicas em todo o Estado, Frei Rovílio Costa é finalista do Prêmio Fato Literário 2005 e patrono da 51ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Veja outros finalistas de 2005

 
 

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.