| 17/03/2009 03h07min
O técnico Celso Roth já usou 32 jogadores do Grêmio no Gauchão. A decisão de preservar titulares no estadual e dar toda a máquina na Libertadores veio depois de perder Willian Magrão, no sétimo jogo do campeonato. Até ali, o técnico havia mandado a campo força total — à exceção do jogo em Veranópolis, quando usou 10 reservas para preservar o time que disputaria o Gre-Nal de Erechim, quatro dias depois. 
Nesta segunda-feira, a direção reafirmou seu plano e avisou os jogadores que usará os titulares com cautela no Gauchão. Eles haviam pedido para jogar as duas competições, mas só serão chamados em caso de Gre-Nal ou quando o calendário permitir. 
— Queríamos jogar o Gauchão, pedimos para o Celso (Roth). Ele deixou claro: escutaria a reivindicação, mas daria a palavra final — contou Tcheco. 
O capitão reuniu os jogadores no vestiário do Estádio dos Plátanos, após perder para o Santa Cruz, e saiu como porta-voz do pedido para que 
Roth escalasse sempre os 
titulares. 
Confira o comentário de Paulo Sant'Ana no Jornal do Almoço sobre o uso de reservas no Grêmio: 
A diferença do Grêmio para paulistas e mineiros está na campanha. Enquanto patina no Gauchão, vê Cruzeiro e Palmeiras liderarem seus estaduais. O São Paulo é terceiro no Paulistão. 
Dos cinco brasileiros na Libertadores, só o Sport usa os titulares também no estadual, onde lidera com folga. Em espanhol, o time mantém 100%. O técnico Nelsinho Baptista justifica sua decisão com a necessidade de entrosar o time. Ainda que conte com grupo reduzido. Até agora, o Sport não teve qualquer baixa na temporada. 
— A melhor forma de ter o 
time em alta é não poupar ninguém. Jogador tem que jogar — defendeu. 
O diretor de futebol do 
Grêmio, Luiz Onofre Meira, foi pragmático. Admitiu que jogará apenas para se classificar às próximas fases do Gauchão, sem se importar com a colocação. 
— Vamos jogar conforme o regulamento: temos que entrar entre os quatro primeiros do Grupo 2. Como não temos como trazer para o Olímpico um possível Gre-Nal decisivo, seguiremos privilegiando a Libertadores — explicou Meira.
Próximo jogo: 
Grêmio x São José 
Data: 18/03 - quarta-feira 
Local: Estádio Olímpico 
Horário: 19h30min 
Transmissão: Net e Sky transmitem pelo pay-per-view 
Próximo jogo pela Libertadores: 
Aurora x Grêmio 
Data: 25/03 - quarta-feira 
Local: Estádio Felix Capriles, Cochabamba (Bolívia) 
Horário: 21h50min 
Transmissão: RBS TV