| 14/01/2009 18h24min
Sob sol e forte calor que faz a Serra na tarde desta quarta-feira, o Grêmio venceu o primeiro jogo-treino da temporada com o São Paulo, time amador de Bento Gonçalves, por 7 a 1. O técnico Celso Roth testou o esquema 4-4-2, com Victor; Ruy Léo, Réver e Fábio Santos; Diogo, Willian Magrão, Souza e Tcheco; Reinaldo e Alex Mineiro. 
Souza abriu o placar aos oito minutos, aproveitando cruzamento de Fábio Santos, da esquerda. Aos 31, Alex Mineiro ampliou, após receber de Tcheco pelo meio. 
O São Paulo descontou aos 42. Após jogado individual pela esquerda, Maicon chutou rasteiro, na saída de Victor. Dois minutos depois, Reinaldo aproveitou cruzamento de Tcheco da direita, e marcou de cabeça. Mesmo antes da saída de bola, a etapa foi encerrada. 
Apesar do placar, o jogo foi parelho, e os jogadores deixaram o campo. 
— No começo, a parte física é prioridade e fazer gol é sempre importante — declarou Alex Mineiro. 
— 
Ninguém mais agüenta a cara do Beto (preparador físico) — 
sorriu Souza. 
O diretor de futebol André Krieger foi cauteloso e preferiu não emitir opinião sobre o rendimento do time: 
— Vale pela movimentação, não dá para tirar nenhuma conclusão. 
No segundo tempo, Celso Roth mandou os reservas a campo: Matheus; Wellington, Rafael Marques, Héverton e Jadilson; Julio Cesar, Adilson, Makelele e Orteman; Jonas e Morales. Rafael Martins (2), Héverton e Roberson, que entrou no decorrer da partida, marcaram os gols. Cerca de duas mil pessoas acompanham a partida.