| 06/01/2009 16h12min
Tite concedeu sua primeira entrevista coletiva de 2009 projetando o ano a partir da pré-temporada que o clube inicia esta noite, em Bento Gonçalves. Chegando no meio do ano passado, em meio à crise da saída de Abel Braga e a visível perda do foco no vestiário, o técnico falou sobre comandar o Inter no centenário, as chances nas competições do ano, reforços e jogadores da base. 
— Eu quero retribuir a confiança com trabalho e poder dar muito durante esse ano, que é diferente para a instituição, muito empenho dentro e fora de campo — projetou. 
— Nosso primeiro foco é vencer o primeiro turno do Gauchão — resumiu. 
Alguns dos principais trechos da coletiva: 
Comandar o Inter no centenário: 
"Tive a grande oportunidade de o Inter me abrir as portas e dar um salto grande na minha carreira. Quero retribuir da minha forma, com as minhas virtudes e meus defeitos. Vamos tratar o ano do centenário com 
naturalidade e foco no trabalho. Sem ficar ostentando. Vamos encarar 
essa pressão com a naturalidade da grandeza do clube" 
Sobre o grupo que inicia e possíveis reforços: 
"Precisamos de reforços sim. Pela grandeza do Internacional, o grupo precisa sempre um acréscimo de qualidade. Primeiro grande reforço foi a manutenção do grupo. Depois a contratação qualificada e não quantificada. E daí dá a oportunidade para o jogador da base. Fomos campeões com cinco atletas da base: Nilmar, Sandro, Taison, Edinho e Danny Morais." 
Os dois jovens reforços: 
"Giuliano é um jogador de qualidade no passe, visão de jogo, é aquele cara que vem de trás. Marinho bate forte na bola, perna esquerda, duas grandes promessas." 
A respeito de Walter, que está na seleção sub-20: 
"Já conversei com ele. Quero ter o Walter como um verdadeiro atleta profissional. Já conversamos para que ele se conscientize disso" 
Brasileirão: 
"Temos que começar bem o ano a partir de amanhã. Os primeiros passos 
precisam ser bons para poder se fortalecer, crescer."