| 28/11/2008 19h14min
A Defesa Civil pede que turistas e moradores do Litoral catarinense, principalmente na região do Vale do Itajaí, não tomem banho de mar enquanto a água dos rios continuam baixando após a forte chuva que atingiu Santa Catarina. 
O órgão alerta que as águas podem estar contaminadas após contato com animais, alguns já em estado de putrefação, lixos ou outros produtos prejudiciais à saúde. Qualquer dúvida, procure a Vigilância Sanitária da sua cidade. 
Cuidados com a água: 
— A ingestão de água contaminada acarreta risco de contrair hepatite A ou diarréias; 
— Moradores de casas abastecidas pelo sistema público de água devem entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição caso observem alguma alteração na água da torneira (como odor ou coloração diferente do habitual);
— Se a água provém de outras fontes e a casa tiver sido atingida pela enchente, os moradores 
precisam tomar os seguintes cuidados: 
— Antes de utilizar a água, tratá-la 
com hipoclorito de sódio. A receita é 2 (duas) gotas de hipoclorito de sódio para cada litro d’água. Aguardar 30 minutos, depois da mistura, para beber a água 
— Caso não se tenha hipoclorito de sódio, a fervura da água é uma alternativa segura e deve ser feita quando a água estiver turva. 
Cuidados com doenças: 
O período de incubação da leptospirose, que é transmitida por roedores domésticos, vai de 1 a 30 dias após o contato com o agente infeccioso, e os sintomas variam desde febre alta, dor de cabeça e dores musculares, até quadros mais graves, podendo ocorrer icterícia (coloração amarelada na pele e nas mucosas), insuficiência renal, hemorragias e alterações neurológicas que podem levar à morte. Ao apresentar alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.