| 10/06/2008 22h03min
Prêmio melhor não há no futebol brasileiro: conquiste um título em uma dúzia de jogos e leve de lambuja vaga na principal competição do continente. Pois será assim hoje, na Ilha do Retiro, quando Sport e Corinthians decidem às 21h50min a Copa do Brasil. 
Vale lembrar a vantagem do Corinthians, vencedor do primeiro jogo por 3 a 1. Da mesma forma, fica impossível esquecer a transformação da Ilha em caldeirão nas partidas do Sport, como aconteceu contra o Inter. 
Certo, mesmo, é que será um jogão.
Os técnicos 
Mano Menezes 
Gaúcho, 45 anos, pode conquistar seu primeiro título nacional pelo Corinthians. Detalhe: seria em Recife, local onde venceu o campeonato da Série B em 2005, pelo Grêmio, contra o Náutico. Mano ficou fora das finais do Paulistão deste ano, mas lidera a Série B, competição que abriu 2008 com status de prioridade. Se classificar os corintianos à Libertadores e 
confirmar a volta à Série A, vira unanimidade em São Paulo. 
Nelsinho Baptista 
Paulista, 57 anos, venceu o Pernambucano deste ano e eliminou Palmeiras, Inter e Vasco na Copa do Brasil. Fez do modesto Sport um time competitivo, e pode ganhar hoje a primeira Copa do Brasil do clube justamente contra o Corinthians, equipe cujo rebaixamento em 2007 aconteceu sob seu comando. Não conta com a simpatica dos colorados por abandonar o Inter em 1996 para assumir o Corinthians, pelo qual já havia sido campeão brasileiro em 1990. 
Os artilheiros 
Herrera 
Centroavante nascido há 24 anos na Argentina, marcou cinco gols na Copa do Brasil e atravessa a melhor fase da carreira. Conquistou a exigente torcida corintiana aliando sua raça incomum para os padrões brasileiros a um futebol de qualidade - como mostrou na assistência para o gol de Acosta, o terceiro contra o Sport na semana passada. Herrera aparece como o maior destaque individual da decisão. 
Carlinhos Bala 
O atacante de 1m62cm e 64kg 
assumiu o posto de referência técnica do Sport após a devolução do meia Romerito ao Goiás - o empréstimo terminou no último dia 31. Aos 28 anos, o pernambucano Carlinhos esteve no caminho de Mano Menezes em 2005, quando ajudou o Santa Cruz a subir para a Série A. Agora, mira a Libertadores, cujo caminho passa por municiar o centroavante Leandro Machado. 
As campanhas 
Corinthians 
10 jogos, oito vitórias, duas derrotas, 26 gols-pró, 10 gols contra 
Para quem perdeu: 
Goiás (3x1) e Botafogo (2x1) 
Sport 
11 jogos, seis vitórias, dois empates, três derrotas, 22 gols-pró, 13 gols contra 
Para quem perdeu: 
Inter (1x0), Vasco (2x0) e Corinthians (3x1) 
Do que eles precisam 
Corinthians 
Como venceu o jogo de ida por 3 a 1, atua 
por empate ou derrota por um gol. Se a diferença for de dois gols, tem de ser de 4 a 2 em diante. 
Sport 
Vitória por 2 a 
0 ou por três gols de diferença. Se vencer por 3 a 1, a decisão vai para os pênaltis. 
O palco 
Ilha do Retiro 
Com capacidade oficial para 35 mil torcedores, o estádio estará lotado nesta noite. Trata-se de algo vital para o Sport: nas últimas três fases, as classificações saíram sempre graças ao predomínio em Recife. Empurrado pela torcida, o time fez do campo um caldeirão e empilhou nove gols contra Palmeiras, Inter e Vasco, enquanto sofreu dois. 
 
							
							
								Gaúcho Mano Menezes busca seu primeiro título nacional
								
									Foto: 
									 Daniel Augusto Jr., Agência Corinthians