» visite o site do RuralBR

 | 02/04/2008 19h19min

Centro integrado vai monitorar a qualidade do leite

Consumidor terá acesso a informações do sistema via internet

Sonia Campos  |  reportagem@canalrural.com.br

Até julho, todos os estados vão discutir a estruturação do Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite. Do processo de inspeção, passando pela industrialização até a comercialização, os ministérios da Saúde, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Justiça vão trabalhar em conjunto.


Conforme a gerente geral de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denize Rezende, o processo consiste em verificar quantas marcas de leite existem no mercado, coletar o produto, de acordo com a capacidade do laboratório, e analisá-lo. Caso o resultado encontrado não seja satisfatório, caberá ao Ministério da Agricultura inspecionar as indústrias e adotar medidas corretivas.

– Depois desse processo administrativo concluído, nós vamos repassar as informações ao departamento de proteção e defesa do consumidor, que vai publicá-las na internet – explica.
 
A ferramenta vai estar à disposição do consumidor a partir do segundo semestre deste ano. 
A idéia de criar o Cquali surgiu a partir de fraudes encontradas no ano passado. Com a operação Ouro Branco, da Polícia Federal, o Ministério da Agricultura constatou a necessidade de fazer um trabalho integrado.
 
O diretor de inspeção de produtos de origem animal do Mapa, Nelmon da Costa, diz que a parceria reforçará as ações punitivas. Antes, o valor máximo da multa aplicada para quem adulterasse leite era de R$ 16 mil. Hoje, com a participação do Ministério da Justiça, os valores podem ser bem maiores.
 
– A empresa que cometeu a fraude poderá ser autuada pela promotoria pública e pelo Ministério da Justiça e ter que pagar uma multa que na prática chega a R$ 1,5 milhão – explica Costa.

CANAL RURAL

Mais Notícias

Conteúdo: expointer-2010  07/09/2010 03h46min
Saída dos animais deve terminar hoje na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 19h45min
Multidão lota estação Esteio na saída da Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h46min
Movimento segue intenso nas últimas horas de Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 18h13min
Expointer aproxima campo e cidade
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 17h45min
Presidente da Farsul tira Yeda para dançar na Expointer
Conteúdo: expointer-2010  05/09/2010 16h19min
Expointer 2010 chega ao fim com recorde de animais e maior volume de venda de máquinas

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS