clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Engenharias e Tecnologias  | 16/12/2011 14h41min

Polímeros: a profissão do futuro é lidar com plásticos

Região da Serra tem mais de 600 empresas do segmento e carece de profissionais

Renata Sirtoli  |  escolha.certa@pioneiro.com

A Região da Serra responde pelo quarto maior polo transformador de plásticos do país e o maior do Rio Grande do Sul. Porém, o número de profissionais que se formam em Polímeros não consegue suprir a necessidade do mercado. É o que diz Diego Piazza, coordenador do curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ele conta que o curso da UCS, em uma parceria com Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), está investindo na divulgação do curso, com a intenção de atrair novos alunos.

— A região da Serra, atualmente, carece de profissionais de Polímeros. A parceria com Simplás está auxiliando na divulgação do curso em busca de novos acadêmicos - revela.

O professor diz que as empresas vinculadas ao Simplás procuram a coordenação à procura de profissionais.

— Hoje, existem mais de 600 empresas associadas ao Simplás que geram cerca de 12 mil empregos diretos. Muitas delas me contatam à procura de alunos que estejam no final do curso, para assumir cargos nas empresas. Só que praticamente todos os nossos alunos estão trabalhando. O mercado está em busca de profissionais qualificados, a área plástica está em abragência — salienta.

Piazza destaca que o curso de Polímeros conta com infraestrutura laboratorial reconhecida pela comunidade empresarial. Além da estrutura, o reconhecimento do Simplás e do Governo do Estado, o curso possui linhas de pequisa nas áreas de nanotecnologia, compósitos, tintas, reologias e reciclagem, tema que vem sendo bastante abordado devido ao uso de sacolas plásticas.

O coordenador explica que os materiais que englobam a área de Polímeros são os plásticos, borrachas e fibras. Sobre os campos de atuação, Piazza conta que há um vasto campo para o profissional polimérico. O profissional pode atuar em indústrias de micro, pequeno, médio e grande portes nas áreas de produção e transformação de plásticos e borrachas, que são as de maior número na região, além de empresas que produzem peças plásticas e reciclagem de plásticos.

Em fevereiro de 2012, haverá processo seletivo para ingressar no curso de Polímeros. A seleção será feita através de prova única de redação.

Cynthia Vanzell / 

Região carece de profissionais poliméricos
Foto:  Cynthia Vanzell


Comente esta matéria

Mais Notícias

Engenharias e Tecnologias  15/01/2012 09h50min
Jogo rápido: mercado de Engenharia de Controle e Automação
Ciências Sociais Aplicadas  14/01/2012 09h11min
Jogo rápido: mercado de Serviço Social
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h59min
Jogo rápido: mercado de Marketing
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h20min
Jogo rápido: mercado de Negócios Imobiliários
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h59min
Jogo rápido: mercado de Gestão Financeira
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h51min
Jogo rápido: mercado de Direito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.