clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ciências Exatas e da Natureza  | 08/11/2011 12h53min

A Geografia interfere no cotidiano e na sociedade

Profissional formado em Geografia compreende o território e seus fenômenos, além dos aspectos relacionados à cultura

Renata Sirtoli  |  escolha.certa@pioneiro.com

A Geografia é a ciência que ensina a compreender o território em que vivemos. Isto é, pensar o espaço social, territorial, político e econômico. De acordo com Rozalia Torres, coordenadora do curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS), é através da Geografia que temos a capacidade de compreender movimentos políticos, ações geopolíticas do Brasil e de outros países, analisar e planejar o espaço geográfico, que para a Geografia significa a natureza modificada através da ação humana.

— Através do estudo da Geografia, somos capazes de conhecer os eventos geopolíticos, demográficos, humanos e físicos do planeta. Movimentos de massa como deslizamentos, enchentes, aquecimento global, vulcanismo, terremotos e tsunamis, estudo do clima e análise das geleiras. Além da compreensão social e antropológica de cada povo, como aspectos relacionados à sua cultura — explica que a professora.

A coordenadora explica a diferença entre os cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia:

— O curso de licenciatura em Geografia tem como objetivo formar profissionais para a área do ensino, com habilidades e competências referentes à construção do conceito de espaço e ao estudo das relações entre o homem e os meios natural e construído. Já o bacharel em Geografia, atua no que diz respeito à área ambiental, análise territorial, análise demográfica, cartografia e turismo. Elabora o estudo de impacto ambiental (EIA) e relatório de impacto ambiental (Rima), realiza análises territorial e demográfica, com as funções de elaborar planos diretores, planejamento territorial para cidades e zonas rurais.

Rozalia conta que ao abordar o estudo da natureza, a Geografia contribui para que o homem compreenda as características naturais do meio em que vive e suas interferências na vida cotidiana e da sociedade. Assim como às apropriações do homem sobre essa natureza como forma de "sobrevivência e desenvolvimento" e suas consequências.

— Para que se estabeleçam a análise e a compreensão dos espaços naturais, são necessárias ações reflexivas inseridas dentro de um contexto social — destaca.

Os principais campos de atuação do geógrafo são análise de regiões e seus aspectos para realização do planejamento; estudos acerca das populações e suas relações econômicas, sociais, culturais e políticas. Estudo das taxas de natalidade e mortalidade, compreender o índice de desenvolvimento humano (IDH) e o que isto explica de cada país. Interpreta dados, elabora modelos e resolve problemas, integrando as várias áreas do conhecimento geográfico. Além da docência em escolas públicas e particulares.

Genaro Joner / 

A Geografia contribui para que o homem compreenda as características naturais
Foto:  Genaro Joner


Comente esta matéria

Mais Notícias

Engenharias e Tecnologias  15/01/2012 09h50min
Jogo rápido: mercado de Engenharia de Controle e Automação
Ciências Sociais Aplicadas  14/01/2012 09h11min
Jogo rápido: mercado de Serviço Social
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h59min
Jogo rápido: mercado de Marketing
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h20min
Jogo rápido: mercado de Negócios Imobiliários
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h59min
Jogo rápido: mercado de Gestão Financeira
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h51min
Jogo rápido: mercado de Direito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.