clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Engenharias e Tecnologias  | 28/10/2011 13h50min

Engenharia de Controle e Automação implementa soluções que não necessita de operadores humanos

Campo de atuação para o profissonal é vasto e crescente

A Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo desenvolver controles que tornem máquinas, processos, produtos, serviços para trabalharem de maneira auto-regulada ou auto-gerênciada, sem mediação humana, efetuando medições e introduzindo correções no sistema para garantir o cumprimento da função planejada. É o que diz César Bernardi, coordenador do curso da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O professor explica que para efetuar este trabalho é necessário realizar o projeto de automação, que funciona da seguinte forma:

— Primeiro se identifica o sistema que se deseja automatizar ou controlar, modelar matematicamente este sistema. Em segundo lugar, construir o controlador deste sistema, definindo as ações de controle, os sensores, os atuadores. Este controlador poderá ser mecânico, eletroeletrônico, software ou eletro-pneumático. Neste passo além de construir o controlador é necessário definir os sensores e os atuadores do sistema. Por fim ajustar e calibrar o sistema, definir os parâmetros de operação e manutenção — indica o coordenador.

Entendendo a automação como a ação de implementar soluções de controle automático, ou seja, sem a intervenção, ou com a mínima intervenção de operadores humanos, o engenheiro de Controle e Automação tem espaço de trabalho em indústrias, independentemente de sua forma de produção, e, também, em aplicações não industriais: agrícola, predial, sanitária e ambiental, de tráfego urbano, da logística e outras, comerciais e de serviços.

— Outros campos de atuação do engenheiro de controle e automação encontram-se nas áreas científicas e de desenvolvimento tecnológico. Aí se enquadram contribuições teóricas em áreas de pesquisa ainda em franco desenvolvimento e também a participação em equipes de ensino e pesquisas aplicadas, desde a área de Sistemas Bio-Tecnológicos até a área de Controle de Processos Industriais.

As atividades profissionais do engenheiro de Controle e Automação são: gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto, e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; produção técnica e especializada; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção e execução de desenho técnico.

Diego Vara / 

Entendendo a automação como a ação de implementar soluções de controle automático, sem a intervenção humana
Foto:  Diego Vara


Comente esta matéria

Mais Notícias

Engenharias e Tecnologias  15/01/2012 09h50min
Jogo rápido: mercado de Engenharia de Controle e Automação
Ciências Sociais Aplicadas  14/01/2012 09h11min
Jogo rápido: mercado de Serviço Social
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h59min
Jogo rápido: mercado de Marketing
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h20min
Jogo rápido: mercado de Negócios Imobiliários
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h59min
Jogo rápido: mercado de Gestão Financeira
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h51min
Jogo rápido: mercado de Direito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.