clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Engenharias e Tecnologias  | 30/09/2011 07h40min

Engenheiro Químico transforma matéria-prima em produto

Gostar de disciplinas exatas é fundamental para quem pretende estudar engenharia química

O Engenheiro Químico trabalha em indústrias de cosméticos, de plásticos e borrachas, química fina, de processamentos como metalúrgicas e petroquímicas. Além de atuar na elaboração de projetos de processos químicos destinados à transformação de matérias-primas em produtos com maior valor agregado, como mudança do petróleo em plástico.

Mas o campo para o engenheiro químico é muito mais amplo do que se imagina. A engenheira química Kátia Patrícia de Almeida, que atua há seis anos na área, trabalha em uma indústria de Caxias do Sul. Além de apoiar nos processos químicos da empresa, ela coordena a equipe de Meio Ambiente e Segurança, que atua na estação de tratamento da água com poluentes industriais e resíduos. Kátia também é responsável pelas questões de segurança e melhoria das máquinas.

— O engenheiro químico tem um enorme leque de oportunidades. É possível trabalhar em laboratórios, industrias têxtis, metalmecânica, biocombustíveis, criação e transformação de processos petroquímicos — lista.

A engenheira explica que, por ser uma campo vasto, é preciso focar e se especializar na área em que se tem mais afinidade.

— Sempre gostei de bioquímica. Na hora de escolher minha graduação, pensei em fazer farmácia. Mas analisando currículo e o mercado, optei pela engenharia química. Depois que me formei, fiz pós-graduação, e me firmei na parte química e tratamento ambiental.

O profissional precisa ter afinidade com física, química e matemática, além de conhecimentos de biologia. Disciplinas de processos físico-químicos integram a grade curricular do curso, no qual o acadêmico aprende a identificar as reações, analisar e purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química.

sxc.hu, divulgação / 

Disciplinas de processos físico-químicos integram a grade curricular do curso de engenharia química
Foto:  sxc.hu, divulgação


Comente esta matéria

Mais Notícias

Engenharias e Tecnologias  15/01/2012 09h50min
Jogo rápido: mercado de Engenharia de Controle e Automação
Ciências Sociais Aplicadas  14/01/2012 09h11min
Jogo rápido: mercado de Serviço Social
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h59min
Jogo rápido: mercado de Marketing
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 07h20min
Jogo rápido: mercado de Negócios Imobiliários
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h59min
Jogo rápido: mercado de Gestão Financeira
Ciências Sociais Aplicadas  13/01/2012 06h51min
Jogo rápido: mercado de Direito
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.