Área do assinante

Notícias

Mercado de trabalho  | 08/04/2013 18h42min

Aumenta a procura por diaristas no Rio Grande do Sul

Famílias optam por profissionais que atuam no máximo duas vezes por semana em cada residência

As novas regras do trabalho doméstico estão provocando aumento na procura por diaristas no Rio Grande do Sul. Com a alta nos custos para contratar uma empregada mensalista, as famílias optam por profissionais que atuam no máximo duas vezes por semana em cada residência.

Juarez Gonçalves dos Santos, diretor de uma empresa de recrutamento voltada exclusivamente para o segmento de empregados domésticos, conta que a procura por diaristas vêm crescendo faz algum tempo, mas se intensificou em março de 2013. "A procura por diaristas deve se acentuar nos próximos meses", diz.

Diretora da empresa Limpeza Já, Mônica Queiroz também percebe aumento na demanda por diaristas, mas é menos otimista com relação ao cenário futuro.

O mercado aquecido para as diaristas não significa, no entanto, aumento de demissões de profissionais mensalistas. De acordo com a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas de Porto Alegre, Salete Silveira, não houve grandes mudança no mercado de domésticas após a aprovação da nova lei. "A diminuição no número de profissionais com carteira assinada é um movimento que já vem de alguns anos e acontece, na maioria das vezes, porque as mensalistas acham que o rendimento pode ser maior como diarista", explica.

Segundo Salete, quem ainda mantém um empregado de carteira assinada é porque precisa e não tem como dispensar o profissional de uma hora para outra: "quem tem criança em casa ou algum idoso que precisa de acompanhamento, por exemplo, não tem como abrir mão".

Leia mais
>> PEC das Domésticas pode levar a 815 mil demissões, diz pesquisa

Zero Hora