clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Política  |  06/02/2012 22h38min

Dilma avisa ao novo ministro das Cidades que moradia e saneamento são prioridades

Na cerimônia que empossou Aguinaldo Ribeiro, presidente disse que pasta tem "papel estratégico" para o governo

Atualizada em 07/02/2012 às 16h33min

A presidente Dilma Rousseff empossou nesta segunda-feira o novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, substituto de Mário Negromonte, que deixou a pasta na semana passada após denúncias de irregularidades.

Na cerimônia, Dilma disse que o Ministério das Cidades tem "papel estratégico" para o governo e aproveitou para cobrar dedicação do novo ministro.

— O Ministério das Cidades é uma é uma pasta estratégica porque estamos decididos a investir pesadamente em infraestrutura e melhoria na distribuição de renda e na qualidade de vida do nosso país. Sob sua gestão, estarão políticas decisivas para o papel do Estado com indutor do desenvolvimento e, também, para um dos nosso mais caros objetivos, que é oferecer melhores das condições de vida da população — disse ela.

A presidente afirmou que espera do novo ministro "total dedicação" a questões como acesso à moradia, universalização do saneamento e melhoria na mobilidade urbana e pediu prioridade ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

— Ele é a nossa estratégia central de garantia [para que] que as famílias de baixa renda conquistem o sonho da casa própria.

Ela criticou a forma como as cidades brasileiras cresceram, de forma desordenada, com a formação de bolsões de pobreza. Por isso, disse que cabe ao Ministério das Cidades comandar o processo de melhoria das condições urbanas, em parceria com outras pastas do governo.

— Queremos e vamos alterar esse quadro, com coordenação, com regras e, sobretudo, com obras, programas e investimento público — listou.

A presidenta também destacou o "papel federativo" do ministério, ao lembrar a necessidade de articulação entre União, estados e municípios em ações de saneamento, ordenamento urbano e mobilidade.

No primeiro discurso como ministro, Ribeiro disse que pretende trabalhar dentro dos padrões éticos e de legalidade e que vai perseguir a eficiência na gestão da pasta.

— É possível romper o falso dilema entre política e gestão. A boa política de hoje está baseada na política de resultados concretos, no alcance de metas, na busca permanente por resultados. A gestão será a prioridade, será o nosso foco, será a minha maior missão no Ministério das Cidades.

Em entrevista após a cerimônia de posse, Ribeiro negou irregularidades na declaração de bens que encaminhou à Justiça Eleitoral em 2010, quando disputou uma vaga na Câmara dos Deputados. O ministro chamou as denúncias de "factóides" e disse que todos os bens foram declarados à Receita Federal.

— Não adianta tentar fazer factóide onde não existe. Todas as empresas estão declaradas. Está na declaração do Imposto de Renda, isso já foi explicado — justificou.

Ex-líder do PP na Câmara, o novo ministro disse que assume o cargo com tranquilidade.

— Eu não tenho o que temer, acho que foi extremamente averiguado nesses dias antes de assumir o governo.

Com a ida de Ribeiro para o ministério, o ex-titular da pasta Mário Negromonte voltará à Câmara dos Deputados e Arthur Lira, de Alagoas, será o novo líder do partido na Casa.

Interatividades

Enquete

Veja mais

Mural

Veja mais
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.