clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  11/11/2009 01h17min

Blecaute que atingiu o Brasil também apagou as luzes do Paraguai

País vizinho ficou sem energia durante cerca de 20 minutos, diz jornal

Por volta das 21h25min de terça-feira (horário local), a população do Paraguai foi surpreendida por uma queda repentina de energia que atingiu, segundo o jornal ABC Color, todo o país. Durante 20 minutos, os paraguaios ficaram às escuras.

O blecaute teria ocorrido ao mesmo tempo em que pelo menos 10 Estados brasileiros eram atingidos pelo mesmo problema.

Ao jornal, engenheiro Luis Alberto Villordo, da gerência técnica da Administração Nacional de Eletricidade do Paraguai (Ande) Luis Alberto Villordo explicou que o apagão ocorreu devido a um curto circuito em uma linha de transmissão de alta tensão que estaria localizada na região de São Paulo, causando o desligamento total do sistema de abastecimento de Itaipú

Villordo teria descartado que o blecaute teria sido causado por um boicote, como chegou a ser cogitado no Paraguai.

À tarde, temporais que atingiram o oeste da região sul do Brasil já haviam provocado o desabastecimento de energia de parte do Paraguai. As fortes rajadas de vento podem ter contribuído para o apagão que afetou Itaipu. O Ministério de Minas e Energia do Brasil, porém, não ligava o problema no Paraguai ao brasileiro, até a madrugada de hoje.

O leste do Paraguai, na região de Colônias Unidas, principalmente na cidade de Itapúa, foi a mais prejudicado pelo temporal, segundo o jornal Ultima Hora, de Assunção. As localidades estavam sem luz desde as 8h da manhã de ontem. A queda de energia paralisou cidades e suspendeu inclusive as aulas.

Na região de Ñeembucú, no sul do Paraguai, oito torres de alta tensão teriam caído devido ao temporal, segundo o ABC Color. A previsão da Ande é de que o serviço seja restabelecido em dois dias. De acordo com o jornal paraguaio, a queda das torres deixou milhares de famílias sem energia elétrica.

Confira mapa com Estados atingidos:


Visualizar Blecaute atinge pelo menos nove Estados e o DF em um mapa maior

ZERO HORA
Reprodução, ABC Digital / 

Queda repentina de energia atingiu todo o país, segundo o jornal ABC Color
Foto:  Reprodução, ABC Digital


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/11/2009 00h52min
Duas linhas de transmissão voltam a funcionar em Itaipu, afirma diretor-geral
11/11/2009 00h45min
Twitter orientou quem estava no escuro
11/11/2009 00h32min
Apagão no centro do país atrasa voos que pousariam no Salgado Filho
11/11/2009 00h14min
Cronologia: a volta do fantasma do apagão
10/11/2009 23h33min
Blecaute deixa 70 mil moradores sem luz no Rio Grande do Sul
10/11/2009 22h44min
Blecaute atinge pelo menos nove Estados e o DF

Interatividades

Enquete

Veja mais

Mural

Veja mais
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.