clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 30/05/2008 14h54min

Pequim diz estar pronta para emergências médicas e terrorismo

Autoridades dizem que cidade pode reagir rapidamente a um ataque químico ou biológico

As autoridades de Pequim acreditam ter elaborado um complexo sistema de prevenção e resposta rápida a possíveis epidemias sanitárias durante os Jogos Olímpicos, que acontecerão em agosto, incluindo as causadas por ataques terroristas com armas químicas ou biológicas.

– Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o terrorismo biológico está no olho do furacão. Pequim, como cidade olímpica, deve se preparar contra isso e absorver experiências dos Jogos anteriores – afirmou Jin Dapeng, chefe do grupo de apoio médico do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Segundo Jin, a “imediata, solidária e efetiva” resposta de Pequim ao terremoto do dia 12 de maio em Sichuan, que já matou mais de 68 mil pessoas, é a melhor prova de que a cidade está preparada para responder a qualquer emergência sanitária que possa ocorrer durante o evento olímpico.

– Analisamos doenças contagiosas transmitidas por via respiratória e outras, como o sarampo, levando em conta que, durante os Jogos, muitos estrangeiros virão para cá trazendo doenças que não costumam haver aqui, como o ebola – disse Zhao Tao, diretor da divisão de controle e prevenção de doenças do Birô de Saúde de Pequim.

Jin prometeu “transparência absoluta” em caso de epidemia, e citou a cobertura do terremoto como exemplo disso, apesar de a China ter protagonizado episódios trágicos nos últimos anos, como o atraso de informação sobre a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa). Em todo caso, a cidade diz estar preparada.

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) está impressionada com os grandes esforços realizados pela cidade para preparar a saúde pública – disse o representante da entidade na China, Han Zhuosheng.

EFE
Chen Chunyuan, Xinhua / 

Funcionária do governo desinfeta as ruas das cidades atingidas pelo terremoto
Foto:  Chen Chunyuan, Xinhua


Mais Notícias

Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 20h08min
Duda Bündchen marca presença no DFI e assiste a desfile da primeira fila
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h56min
Veja tudo que rolou na quinta noite do Donna Fashion Iguatemi
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h46min
C&A leva coleção colorida e divertida para a passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h10min
Marcos Pasquim e filha já são experientes na passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 18h43min
VRKids apresenta peças para meninos de estilo
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 17h47min
Marcos Pasquim e filha são destaque na passarela da Kids by Animê
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet