clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 12/05/2008 11h29min

China descarta segundo terremoto em Pequim

Tragédia no sudoeste do país pode ter matado mais de 5 mil pessoas

O Departamento de Sismologia da China negou a possibilidade de um segundo terremoto atingir a capital Pequim nesta segunda-feira, menos de 24 horas depois de um forte tremor de terra de 7,8 graus na Escala Richter sacudir a província de Sichuan, sudoeste do país.

– Rumores de que um abalo secundário, entre 2 e 6 graus na Escala Richter acontecerá em Pequim não são verdade. Não ocorrerá um terremoto destrutivo perto da capital no futuro próximo – garantiu o diretor do departamento, Yang Wei.

Um terremoto de 3,9 graus afetou o distrito de Tongzhou, ao leste de Pequim, às 14h35min (horário local). As autoridades chinesas, no entanto, afastaram qualquer temor de que a tragédia possa prejudicar a organização dos Jogos Olímpicos, em agosto.

– As instalações são anti-sísmicas até o nível máximo. Nenhuma das 31 instalações olímpicas de Pequim foram afetada pelo terremoto, nem as outras seis cidades do país nas quais serão disputadas competições – afirmou o porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos, Sun Weide.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, estima-se que o terremoto desta segunda possa ter matado de 3 a 5 mil pessoas e deixado mais de 10 mil feridas. Um hospital e cinco escolas desabaram. Em uma delas, quase 900 estudantes foram soterrados. Equipes de resgate trabalham no local em busca de sobreviventes.

Na região autônoma de Beichuan Qiang, cerca de 80% dos prédios desabaram ou racharam, informou a agência de notícias oficial da China. O primeiro-ministro chinês, Wen Jibao, descreveu o terremoto como um “desastre” e pediu calma à população.

– Diante do desastre, o mais importante é a calma, a confiança, o valor e uma direção forte – afirmou o chefe de governo no avião que o levava para a área afetada pelo tremor de terra.

O epicentro do terremoto, registrado às 14h30min locais (3h30min de Brasília), foi localizado a 93 quilômetros ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan e onde vivem mais de 10 milhões de pessoas. Várias cidades vizinhas também foram afetadas pela tragédia.

Chen Xie, Xinhua / 

Pessoas entre os escombros de prédio em Dujiangyan, sudoeste da China
Foto:  Chen Xie, Xinhua


Blog ida&volta: Perda de avião e terremoto

Mais Notícias

Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 20h08min
Duda Bündchen marca presença no DFI e assiste a desfile da primeira fila
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h56min
Veja tudo que rolou na quinta noite do Donna Fashion Iguatemi
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h46min
C&A leva coleção colorida e divertida para a passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h10min
Marcos Pasquim e filha já são experientes na passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 18h43min
VRKids apresenta peças para meninos de estilo
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 17h47min
Marcos Pasquim e filha são destaque na passarela da Kids by Animê
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet