clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 08/04/2008 02h02min

China vai criar zonas para manifestantes durante a Olimpíada

ONG de direitos humanos alerta para possibilidade de descumprimento da proposta

O Comitê Organizador de Pequim 2008 (Bocog) anunciou que serão criadas áreas específicas nas imediações do Estádio Olímpico para manifestações durante os Jogos de Pequim, informou a imprensa chinesa.

— Criaremos zonas especiais durante os Jogos para os manifestantes e atenderemos suas necessidades — disse Li Zhanjun, diretor de imprensa do Bocog, citado hoje pelo diário South China Morning Post.

Li disse que ainda não ficou decidido se os estrangeiros poderão entrar nestas áreas ou se serão criadas outras para eles, mas um membro do Comitê Olímpico Internacional a cargo da segurança negou este extremo. O especialista assinalou que estas zonas ficarão em duas áreas diferentes nas imediações do Centro Aquático Nacional e do Estádio Olímpico e serão vigiadas pelas forças da ordem pública. Sir Craig Reedie, membro do COI, louvou a iniciativa em Pequim, onde amanhã começa a Assembléia do Comitê Olímpico Internacional.

Nicolas Baquelin, porta-voz da ONG Human Rights assinalou que essas áreas serão estéreis e provavelmente artificiais, já que as autoridades têm recursos suficientes para encher as zonas com trabalhadores do Governo.    

— Em Atenas (onde foram instaladas estas áreas pela primeira vez) era possível protestar pacificamente fora das áreas para manifestações e não correr o risco de ser detido — afirmou ao jornal o porta-voz.    

Atualmente, a lei chinesa obriga os que querem se manifestar a pedir permissão à Polícia e a esperar que ela seja concedida, o que raramente acontece. A China já indicou que os estrangeiros que viajarem a Pequim por causa do evento esportivo deverão se submeter à lei chinesa e advertiu que as forças da ordem agirão caso alguém se não a cumpra.

EFE

Comente esta matéria

Mais Notícias

Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 20h08min
Duda Bündchen marca presença no DFI e assiste a desfile da primeira fila
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h56min
Veja tudo que rolou na quinta noite do Donna Fashion Iguatemi
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h46min
C&A leva coleção colorida e divertida para a passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 19h10min
Marcos Pasquim e filha já são experientes na passarela
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 18h43min
VRKids apresenta peças para meninos de estilo
Donna Fashion Iguatemi  02/10/2011 17h47min
Marcos Pasquim e filha são destaque na passarela da Kids by Animê
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet