clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 17/10/2011 09h53min

Cinzas vulcânicas podem chegar a Porto Alegre e ainda afetam voos no Uruguai e na Argentina

Pelo menos três chegadas internacionais foram canceladas no Aeroporto Salgado Filho na manhã desta segunda-feira

As cinzas do vulcão chileno Puyehue chegaram ao extremo sul do Rio Grande do Sul na madrugada desta segunda-feira após provocarem, mais uma vez, cancelamentos de voos com origem ou destino em aeroportos do Uruguai e da Argentina. Desde quando entrou em erupção, em junho, o vulcão tem causado problemas nos voos no continente.

>> Consulte a situação do seu voo

Milhares de passageiros passaram a noite nos aeroportos Ezeiza e Aeroparque, em Buenos Aires, à espera da retomada das operações. As autoridades estimam que a situação poderá voltar ao normal a partir do meio-dia.

>> MURAL: Ia viajar nesta segunda-feira mas seu voo foi cancelado devido às cinzas vulcânicas? Escreva seu relato

Nesta manhã, a pluma vulcânica que chegou ao território gaúcho avançava em direção ao alto-mar, passando por municípios como Chuí e Santa Vitória do Palmar, e uma segunda nuvem se aproximava da Fronteira Oeste. A previsão, segundo o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, é que esta segunda pluma observada no satélite atinja Uruguaiana ainda pela manhã e chegue a Porto Alegre até o final da tarde.

— Pela previsão de ventos soprando nessa direção pode-se dizer que as condições atmosféricas são favoráveis ao avanço dessas cinzas, mas não há como estimar qual será a densidade dessa nuvem quando ela atingir a Região Metropolitana — diz o meteorologista.

Como a pluma se dispersa enquanto avança, é possível que ela atinja a Capital com baixa concentração e não chegue a afetar pousos e decolagens no Salgado Filho. Nos principais aeroportos da Argentina e do Uruguai, no entanto, as cinzas seguem provocando cancelamentos, conforme informações dos sites do Clarín e El País, o que causa reflexos nos voos internacionais em Porto Alegre.

Até as 9h30min, segundo o site da Infraero, três chegadas internacionais da TAM, de Córdoba, Montevidéu e Buenos Aires previstas para esta manhã haviam sido canceladas.

Entre as partidas, o voo da Pluna 646 com destino a Montevidéu, inicialmente marcado para as 7h35min, que havia sido cancelado, estava confirmado para as 10h20min.

>>> Saiba como entrar em contato com as companhias aéreas

Voos domésticos foram afetados no início desta manhã no aeroporto Salgado Filho por um forte nevoeiro que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre. Pelo menos duas partidas - uma da GOL com destino a São Paulo (Guarulhos) e outra da TAM com destino ao Rio de Janeiro (Galeão) foram canceladas, assim como uma chegada da GOL de Florianópolis, mas não há confirmação das companhias se esses cancelamentos foram provocados pelas condições meteorológicas ou por outras circusnstâncias.

Cancelamentos no Aeroporto Salgado Filho até as 9h30min:


Partidas:

GOL 01647 São Paulo (Guarulhos) - 6h20min
TAM 03416 Rio de Janeiro (Galeão) - 7h49min


Chegadas:

GOL 07487 Montevideo - 7h15min
GOL 07465 Córdoba - 7h30min
GOL 07651 Buenos Aires - 8h58min
GOL 01869 Florianópolis - 7h20min


>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:




>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA
Valdir Friolin / Agencia RBS

Entre o final da tarde e a noite de domingo, cancelamentos de voos provocaram filas no Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto:  Valdir Friolin  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/10/2011 04h46min
Cinzas vulcânicas: saiba como entrar em contato com as empresas aéreas para consultar voos
16/10/2011 20h39min
Autoridades argentinas confirmam suspensão de operações aéreas em razão das cinzas de vulcão
16/10/2011 20h30min
Cinzas do vulcão chileno provocam cancelamento de voos da Gol e TAM
16/10/2011 17h57min
TAM cancela voos para Argentina e Uruguai por causa de cinzas do vulcão chileno
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.