clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 02/07/2011 05h46min

Nuvem de cinzas chega ao Estado e atinge Fronteira Oeste e Campanha

Dois voos da Gol que deveriam chegar ao aeroporto Salgado Filho foram cancelados

Atualizada às 16h00min

As últimas imagens do satélite Meteosat mostram que as cinzas vulcâncias provenientes de erupções do vulcão chileno Puyehue atingiram novamente o Estado na madugada deste sábado. A nuvem atinge a Fronteira Oeste, em Uruguaiana, e segue até Bagé, na Campanha, conforme mostra a faixa em vermelho na imagem.

O modelo prognóstico de dispersão de cinzas vulcânicas do Instituto Oceânico e Atmosférico Americano (NOAA, na sigla em inglês), a fuligem deve chegar na noite de domingo à Capital, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, se estendendo por grande parte de Santa Catarina.

Segundo a Infraero, até as 9h01min apenas dois voos da Gol haviam sido cancelados no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Um deveria chegar de Montevidéu, no Uruguai, e o outro de Buenos Aires, na Argentina. Os voos que partiram de Córdoba e Rosário chegaram a Porto Alegre normalmente.

As cinzas também estão sobre o norte da Argentina e o extremo sul do Paraguai. Já os dados do Metar (medições em superfície nos aeródromos) registra a presença da pluma em Buenos Aires e no Uruguai, nas cidades de Montevidéu, Durazno, Salto e Punta Del Este.

>> Saiba a situação de cada companhia e como entrar em contato

A incidência das cinzas sobre Argentina e Uruguai provocaram o cancelamento de pelo menos 13 voos no aeroporto Salgado Filho na tarde de sexta-feira. Em São Paulo e Rio de Janeiro também foram registrados transtornos nos aeroportos, o que causou a desistência de muitas pessoas em continuarem suas viagens para os dois países.

>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:


>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

swf/grafico_vulcao_chile/thumb.jpg" width=340 border=0>

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.