clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 13/06/2011 05h45min

Novas cinzas de vulcão chileno atingem o RS pela manhã; Salgado Filho pode não ser prejudicado

Caso concentração de fuligem seja baixa na Capital, voos poderão ser liberados

A nova nuvem de cinzas proveniente do vulcão chileno Puyehue, que provocou a suspensão das operações até o meio-dia dos aeroportos da Argentina e Uruguai, deve atingir o Rio Grande do Sul no decorrer da manhã desta segunda-feira. Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, a direção dos ventos em altitude é favorável para a ocorrência.

— Certamente essa fuligem vai chegar ao Estado, muito provavelmente no início da manhã desta segunda. A chegada deve ser pela Fronteira Oeste, entre Santana do Livramento e Santa Vitória do Palmar — explica, alertando para as operações no aeroporto de Bagé.

>>> Acompanhe a situação dos
voos nos principais aeroportos do país


Apesar de não descartar a hipótese, Celso acredita que os serviços no aeroporto Salgado Filho não devem ser prejudicados durante o dia. Conforme ele, o cenário é diferente da semana passada, quando as operações foram canceladas por quase 24 horas.

— A ação das cinzas não deve durar mais que 12 horas sobre o Rio Grande do Sul. Além de que a concentração de fuligem considerada prejudicial para os voos é bem mais baixa com relação à semana passada, fato que possibilita o funcionamento do Salgado Filho sem prejuízos.

No entanto, novas rodadas de observação dos satélites serão feitas no período da manhã para avaliar o potencial da fuligem que irá passar pela Capital. Do RS, a pluma se dirige novamente ao oceano, onde se dissipa até terça-feira.

>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:



>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.