clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Carnaval 2012  | 12/01/2012 06h57min

Prefeitura corre contra o calendário para o Carnaval

Instalação de itens do plano de combate a incêndio deve ser concluída hoje nos barracões. Mas as muretas antifogo podem ser reprovadas

EDUARDO RODRIGUES  |  eduardo.rodrigues@diariogaucho.com.br

O Complexo Cultural do Porto Seco ganhou novos personagens. No lugar dos habituais carnavalescos, operários trabalham em ritmo acelerado para atender às exigências necessárias ao fim da interdição dos barracões. A instalação dos equipamentos solicitados pelo Corpo de Bombeiros da Capital deve ser concluída hoje.

Cumprida esta etapa, prefeitura e Associação das Entidades Carnavalescas acreditam que o Sambódromo deva ser liberado na próxima terça-feira.

Ontem, foram instaladas luminárias de emergência.

Somente no barracão da União da Vila do IAPI, operários colocaram spots duplos em 12 pontos.

- Tinha uns quatro operários aqui - afirmou o carnavalesco Sérgio Guerra.

Presidente está confiante

Nesta sexta-feira, placas de sinalização de saída de emergência serão afixadas nas portas.

- Saí de uma reunião em que foi garantido que tudo estará pronto -revelou o presidente da Aecpars, Antônio Ademir de Moraes, o Urso.

Mas, se os carnavalescos ouvissem o 1º Comando Regional dos Bombeiros da Capital, não ficariam tão otimistas.

Bombeiros cumprirão a lei

A polêmica continua sendo os blocos de muretas antifogo instalados no telhado dos barracões. Além de estarem separados por vãos que permitem a propagação do fogo, a espessura da parede não tem os 23cm exigidos por lei.

- Há espaço entre os blocos e na base também - frisou o capitão Eduardo Zaniol.

De acordo com o oficial, nestas condições o alvará não será concedido. Na terça-feira, em apenas dois dos 15 barracões, os bombeiros apontaram cerca de 20 irregularidades.

Entenda o caso - mov garantirá eficiência

Segundo o coordenador de Manifestações Populares da prefeitura de Porto Alegre, Joaquim Lucena, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) emitirá um laudo que garante a eficiência das muretas anifogo, contestadas pelos bombeiros.

- Parece que não haverá problema. Se acontecer alguma coisa, o dano será ao patrimônio, pois se trata de uma área externa. Na parte interna, onde estão as pessoas, tudo que foi pedido para garantir a segurança foi feito - afirmou Joaquim Lucena.

- O local foi interditado dia 14 de dezembro, a pedido do Ministério Público, por falta de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).

- A prefeitura chegou a propor um acordo para a liberação, mas a Justiça decidiu manter a medida.

- Com barracões interditados, as escolas de samba ficam impedidas de usá-los para a produção de fantasias e carros alegóricos.

- A abertura oficial do Carnaval, que inicialmente ocorreria no próximo domingo, no Porto Seco, foi transferida para o dia 22.

DIÁRIO GAÚCHO
Andréa Graiz / Agencia RBS

Smov instala luz de emergência nos barracões
Foto:  Andréa Graiz  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Patrocinado por:
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.