Notícias

Mercado  | 27/01/2009 10h19min

Governo federal padronizará uso estatal de software livre

A medida abre novas possibilidades para pequenas empresas de desenvolvimento

Até o primeiro trimestre deste ano, será implantada a padronização do uso de softwares desenvolvidos para o governo federal. O presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, informou hoje que tão logo o processo de certificação das soluções seja concluído, será lançado o edital pelo Serpro e Ministério do Planejamento para aquisição de programas.

— As vantagens dessa convergência digital serão sentidas não só pelo governo, mas por todo o mercado. Para o mercado, porque nós vamos dizer os padrões tecnológicos que o governo pretende usar e disponibilizar a ferramenta. Não há necessidade de compra de ferramentas para se fazer o desenvolvimento ou se propor o desenvolvimento para o governo federal — afirmou Mazoni.

Segundo o presidente do Serpro, a padronização abre a possibilidade de as novas empresas de desenvolvimento de software, especialmente as de pequeno porte, trabalharem para o governo federal. Formadas por poucos profissionais, essas empresas se ressentem dos custos das ferramentas, que podem ser elevados:

— O custo da ferramenta é relativamente importante na sua estrutura de custos. Então, isso é uma vantagem importante.

Para o governo federal, destacou Mazoni, a grande vantagem é que a partir das definições tecnológicas, poderão ser ligados sistemas diferentes com muita facilidade.

O presidente do Serpro salientou, ainda, a questão fundamental da manutenção:

— Fica fácil mantermos soluções, na medida em que somos dominadores das tecnologias dessas soluções que vamos operar, não mais comprando solução com uma caixa preta. Nós vamos comprar soluções em cima de tecnologias que nós também dominamos.

A padronização do uso de softwares do governo federal terá por base a plataforma “Demoiselle”, criada pelo Serpro e que conta com apoio da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Ela agilizará os procedimentos porque os sistemas ou soluções serão facilmente interconectados, explicou Marcos Mazoni.

A idéia, enfatizou Mazoni, é otimizar os recursos públicos e os investimentos em Tecnologia da Informação (TI), inclusive como defesa contra eventuais crises externas. Como os governos federal e estaduais são grandes corporações, ele esclareceu que há adoção de diferentes produtos em áreas específicas e a conseqüente dificuldade de manutenção.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.