clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: Verão  | 29/12/2008 08h48min

Mar chocolatão espanta os banhistas no Litoral gaúcho

Cor da água causa estranheza, mas não indica poluição ou riscos à saúde

Para quem estava ao sul de Torres, no Rio Grande do Sul, neste domingo, a cor do mar foi um incentivo a mais para permanecer na areia. Enquanto na praia mais ao norte do Estado a água se encontrava levemente marrom, chegando a clarear um pouco na Praia da Cal, em balneários mais ao sul o tom chegou a se mostrar marrom-escuro.

Em Capão da Canoa, por exemplo, até a crista das ondas mais próximas da beira estava com cor de chocolate. Em direção a alto-mar, embora a crista apresentasse a cor branca, o resto da onda mantinha a coloração escura.

Isso foi o suficiente para desestimular o banho dos amigos de Bagé Tiago Silvino, 20 anos, Marília Bonini, 22, e Mariana Mar, 25.

– Com a água desse jeito, não entro. Prefiro ficar sentada na praia mesmo – disse Mariana, enquanto um chimarrão passava de mão em mão na roda de amigos.

Nenhum deles quis experimentar um mergulho.

– Além do aspecto desagradável, até a gente chega a ficar meio marrom. Será que tem a ver com poluição? – questionou Tiago.

Quando o mar apresenta essa coloração, não quer dizer que esteja realmente sujo ou poluído. Conforme a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), apenas a foz do Rio Mampituba, em Torres, encontra-se imprópria para banho no momento.

Uma combinação de vento forte e algas famintas, segundo o geólogo Elírio Toldo, do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (Ceco) da UFRGS, provoca a coloração marrom-escura que ajuda a espantar os veranistas do mar.

Nos últimos dois dias, o vento nordeste ajudou a movimentar a água e revolver nutrientes que ficam no fundo do mar. Com isso, algas que costumam dar a típica cor marrom à água encontram um ambiente ainda mais propício para se proliferar. Sua pigmentação é a principal causa do tom barrento.

É difícil precisar com exatidão quando a cor da água deve mudar, mas a condição escura costuma durar alguns dias. Havendo uma redução na velocidade do vento, que durante o final de semana chegou a oscilar entre 30km/h e 40km/h, é possível que a água clareie. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica ventos moderados para esta segunda, mas também possibilidade de chuva. Se o mau tempo mantiver as ondas agitadas, será difícil a cor marrom desaparecer.

Como não há risco à saúde, algumas crianças, no domingo, aproveitaram despreocupadas o barrento mar para mergulhar e pegar onda com suas pranchas.

ZERO HORA
Daniel Marenco / 

Até a crista das ondas estava da cor marrom no Litoral gaúcho nesse domingo
Foto:  Daniel Marenco


Balneabilidade: confira as condições das praias gaúchas e catarinenses
Comente esta matéria
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.