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Next Generation 2010/2

O que é o concurso

Uma das atrações do Donna Fashion Iguatemi edição primavera/verão 2011 são os desfiles no lounge do evento. Ali, nos intervalos das apresentações da passarela principal, é realizado o concurso Next Generation, destinado a estudantes de moda.

O objetivo é mostrar o trabalho de quem está estudando nos principais cursos de moda do Estado. Os vencedores ganham como prêmio a oportunidade de apresentarem uma coleção assinada por eles na edição primavera/verão do próximo ano.

Estudando moda

Na última década ampliou-se a oferta de cursos de moda no Estado. Atualmente oferecem formação na área: Universidade de Caxias do Sul, Universidade de Passo Fundo, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Pelotas, Ulbra, Feevale, UniRitter, SENAC e Unisinos (extensão). Quem se dedica ao setor pode ter um futuro promissor. Dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) mostram que, em ranking nacional, Rio Grande do Sul está na 7ª posição, com 3,5% do total do PIB Têxtil/Confecção.

Além disso, o Estado paga os salários mais altos na área de moda, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Os eventos de moda são os grandes responsáveis pelo crescimento e pela divulgação da indústria têxtil do Sul. Uma das formas de já ir abrindo caminho nesta área é desde a faculdade ir mostrando suas criações nestes desfiles.

Jefferson Bottega

Vencedores de 2009

Os estudantes Nei Aguillar e Camila Dubina (foto acima) inscreveram seus trabalhos no Next Generation, concurso destinado aos estudantes de moda que ocorre durante o Donna Fashion Iguatemi, e venceram em 2009. Agora, eles vão mostrar suas coleções em desfiles individuais na passarela principal do evento, em setembro.
Confira abaixo um papinho com cada um deles!

NEI AGUILLAR:

1- Tu cursas alguma faculdade de moda? Qual? Qual semestre?
Curso design de moda no UniRitter, terceiro semestre.

2- O que achas do concurso Next Generation? O concurso Next Generation é uma grande oportunidade para lançar novos nomes ao mercado da moda, é uma grande vitrine.

3- Na tua opinião, o que te levou a ser um dos vencedores?
Acredito que acabei vencendo por ter realmente me lançado de corpo e alma no projeto, desde o início minha meta era vencer, por isso trabalhei bastante tanto no conceito quanto nos detalhes da costura. Minha atenção foi focada na criatividade e no diferencial.

4- Qual a tua expectativa a respeito de mostrar uma coleção na passarela principal em 2010?
Mais uma vez estou trabalhando com estratégias. A principal é encantar, fazer com que a platéia lembre dessa coleção pelo maior tempo possível e que acredite no potencial que tenho para mostrar nos próximos desfiles. Espero que seja uma grande porta de entrada para meu produto. Sei o quanto tenho que trabalhar após o Donna para que minha marca se estabilize.

5- Como vês o mercado de moda no Brasil?
O mercado brasileiro de moda está crescendo cada vez mais, nosso produto está sendo bastante exportado, e financeiramente a moda no Brasil tem crescido muito. Nosso trabalho tem diferencial. Nossos estilistas criam bastante e usam temas das nossas diferentes culturas. O público está cada vez mais abrangente. As pessoas já estão se habituando aos eventos de moda, aos estilistas e ao comportamental que nossa moda imprime.

CAMILA DUBINA:

1- Tu cursas alguma faculdade de moda? Qual? Qual semestre?
Curso Design de Moda na ULBRA. Estou no terceiro semestre.

2- O que achas do concurso Next Generation?
Ótima oportunidade para novos talentos das universidades aqui do estado. Uma forma nova de mostrarmos o nosso trabalho e nos inserimos no mercado de trabalho.

3- Na tua opinião, o que te levou a ser uma das vencedoras? Creio que tenha sido a originalidade em cima do tema proposto. A busca de um conceito e um tema para depois a produção.

4- Qual a tua expectativa a respeito de mostrar uma coleção na passarela principal em 2010?
A melhor possível. Venho trabalhando muito em cima disso, irei lançar minha marca, e espero muito que todos gostem.

5- Como vês o mercado de moda no Brasil?
Em crescente evolução, cada vez mais abrindo mercado para novas idéias, estilos, e isso é muito importante: esta diversidade que os brasileiros tem de se vestir que engloba vários estilos não seguindo apenas tendências. Isso é bom para o mercado. Abre oportunidade para todos.
 
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