clicRBS
Nova busca - outros
Chat
Digite seu apelido:

Escolha a sala:
Tempo
Porto Alegre Veja outras cidades
Previsão para: 27/10
Máxima:30º C Mínima:16º C Umidade:22%
Temperatura Agora 16.2º C
Enquete
Enquete
Notícias

 | 15/09/2008 09h38min

Porto Alegre é a segunda capital do Brasil com mais poluentes no ar

Estudo revela que concentração de poeira fina é o dobro do recomendado

Porto Alegre é a segunda capital brasileira com o nível mais acentuado de concentração de poeira fina no ar. O resultado foi revelado através de um estudo feito entre a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). É justamente a poeira fina a mais prejudicial à saúde das pessoas.

O aumento constante de veículos piora a situação da qualidade do ar. Em Porto Alegre, segundo reportagem realizada pelo Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, são 507 mil veículos em trânsito, e essa frota cresce 10 mil por ano. A fonte desse poluente está relacionada à queima de combustível, à pavimentação e ao atrito do pneu no asfalto.

O estudo aponta que a concentração de poeira fina no ar de Porto Alegre é o dobro do que é recomendado pela Organização Mundial da saúde.

Entre as seis capitais brasileiras analisadas pela pesquisa, Porto Alegre aparece em segundo, atrás somente de São Paulo, em níveis médios de concentração de poeira fina. O estudo das duas universidades é o único que vem monitorando de forma constante a presença deste tipo de poluente no ar da capital.

Porto Alegre possui três estações de monitoramento do ar mantidas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Porém, elas funcionam parcialmente. Instaladas em 2001, elas nunca chegaram a operar com 100% da capacidade.

De acordo com a diretora técnica da Fepam, Maria Elisa Santos Rosa, entrevistada pela reportagem do Bom Dia Rio Grande, o problema acontece por falta de aporte de recursos financeiros. A expectativa da diretora é de que até o meio de 2009 as estações recuperem a capacidade total de análise.

Assista ao primeiro vídeo da série sobre a qualidade do ar em Porto Alegre

RBS TV

Comentários

Carlos

Concordo plenamente com o Alexandre, não existe uma infra estrutura de transporte público, o dia que os políticos tiverem vergonha na cara teremos metrô na cidade e também na região metropolitana, isto reduziria significativamente a emissão de gases tóxicos emitidos pelos veículos a diesel, mas infelizmente creio que se dependermos dos políticos metrô em Porto Alegre ficará somente em sonho.


Roberto

Só para deixar claro que esta pesquisa é feita em 6 capitais brasileiras: Sao Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. Com certeza algumas dessas cidades possuem uma frota veicular maior que Porto Alegre, mas não é apenas esse fator que influencia os níveis de poluição e sim um conjunto de variaveis que incluem ascondições climáticas, ect. Em Porto Alegre acontece, em dias frios, um fenômeno chamado de inversão termica que impede que os poluentes se dispersem.


Poluição do ar em Porto Alegre - BD, RBS

Poluição do ar em Porto Alegre

    Notícias Relacionadas