Multimídia
 
Tragédias envolvendo ônibus nas estradas gaúchas e catarinenses
24/12/2002
Tadeu Vilani/ZH

Seis mortos. Um dos piores acidentes ocorridos em 2002 provocou, no feriadão de Natal, a morte de seis pessoas, em São José das Missões, quando um ônibus despencou de uma ponte na BR-386. Na madrugada, o veículo, da empresa Helius, que viajava de Foz do Iguaçu (PR) para Caxias do Sul perdeu o controle e caiu na água.

 

 
 
31/07/2001
Dalla Valle/DC
Doze mortos. Este foi o saldo trágico do acidente envolvendo um ônibus da empresa Bamatur, que transportava sacoleiros – a maioria de Uruguaiana –, e dois caminhões na BR-282, no oeste catarinense. O grupo havia feito compras em Foz do Iguaçu. A viagem da volta para casa foi interrompida por volta das 22h no km 622, em Iraceminha. Morreram sete gaúchos, um catarinense, três uruguaios e um argentino.
 
14/05/2001
Paulo Franken /ZH
Um acidente (foto) envolvendo quatro caminhões,
um ônibus da empresa Ouro e Prata, dois automóveis e um motorista embriagado matou pelo menos 14 pessoas na localidade de Cerro da Raposa, entre Butiá e Arroio dos Ratos, no Rio Grande do Sul. Os mortos eram ocupantes do ônibus, que transportava 37 passageiros de Porto Alegre a Bagé. Dezenas de feridos mobilizaram hospitais de Arroio dos Ratos, Butiá, São Jerônimo, Eldorado do Sul e os dois pronto-socorros de Capital (o Hospital de Pronto Socorro e o Hospital Cristo Redentor).

Saiba como ocorreu o acidente (em flash)
 
12/01/2000
Cleide Oliveira/DC
Um comboio de três ônibus e um microônibus argentinos da província de Tucumán conduzia 170 passageiros com destino ao litoral catarinense. Na descida da Serra dos Ilhéus, conhecida também como Serra da Santinha, na BR-470, um acidente deixou 41 mortos. O ônibus argentino capotou, invadiu a pista contrária e se chocou contra um ônibus da empresa Reunidas, que seguia para São Miguel do Oeste (SC). No veículo argentino - de dois andares - viajavam 50 pessoas. Destas, 39 morreram. O motorista e um passageiro do ônibus catarinense também faleceram. Na seqüência, um caminhão, uma van e cinco veículos se engavetaram. Um microônibus argentino caiu num barranco. Integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul, das polícias Militar e Civil, quatro médicos legistas e plantonistas do Hospital Regional de Rio do Sul trabalharam quatro horas no resgate das vítimas. Os corpos foram conduzidos de caçamba para o pátio da Delegacia de Polícia Civil da cidade de Rio do Sul, por falta de vagas no necrotério local. Os feridos foram levados para hospitais da região, incluindo Lages e Blumenau.
 
 • 05/03/1997
Um acidente com um ônibus da empresa Real matou oito pessoas em Santa Rosa (RS). O veículo partiu de Santa Rosa com destino a São Paulo.
 
 • 16/12/1995
Sete pessoas morreram e 27 ficaram feridas em um acidente numa estrada de chão batido no interior de Gramado (RS), quando um ônibus que conduzia fiéis batistas despencou numa ribanceira. O acidente ocorreu a menos de um quilômetro do local onde seria realizado um retiro espiritual do qual participariam os excursionistas.
 
 •  17/03/1995
Seis pessoas morreram e cinco ficaram feridas num acidente entre um ônibus da Albatroz e uma Kombi, na RS-427, em Farroupilha (RS).
 
 • 20/12/1994
Um ônibus da Auto Viação São José, com estudantes, foi atingido por uma Scania, na BR-101, em Três Cachoeiras (RS). Morreram o motorista do ônibus e sete crianças.
 
 • 21/11/1994
Choque entre dois ônibus no km 318 da BR-116, em Barra do Ribeiro (RS), matou 17 pessoas e deixou 39 feridos. Um dos ônibus havia sido fretado por funcionários da UFRGS junto à empresa JV Turismo, de Gravataí, que não tinha registro no Daer.
 
 • 03/03/1993
Dez argentinos morreram quando o ônibus da empresa Gran Turismo, que vinha da cidade de Morno e ia para Balneário Camboriú, se desgovernou e caiu no Arroio Saicã, no limite entre Alegrete e Rosário do Sul. O acidente ocorreu de madrugada. O ônibus tinha 48 passageiros, 35 dos quais ficaram feridos. Os passageiros eram, em sua maioria, idosos aposentados que rumavam para uma temporada de férias.
 
 • 21/05/1990
Acidente entre um ônibus da Viação Tiaraju Ltda e um trem cargueiro, em Santo Ângelo, deixou um saldo de 13 mortos e mais de 20 feridos. O trem, que levava 994 toneladas de soja de Santo Ângelo para o porto de Rio Grande, bateu no ônibus que atravessava os trilhos e o arrastou por mais de cem metros. Além dos 13 adultos mortos, três gestantes perderam os bebês. O motorista José Dornelles de Souza foi condenado por homicídio e lesões corporais culposos por não ter obedecido à placa de parada obrigatória e cumpriu 27 meses de pena com prestação de serviços comunitários.
 
 • 16/01/1990
um ônibus da empresa Autotransportes Tisca se desgovernou na freeway, nos limites de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, provocando a morte de 18 pessoas e ferimentos em outras 23. Os passageiros vinham da cidade de Trenque Lauquem, com destino ao litoral catarinense, onde passariam as férias. O veículo saiu da pista, rodou alguns metros pelo acostamento, bateu na amurada e caiu no vão entre duas pontes, a seis metros de altura.
Fonte: Zero Hora e clicRBS
<<Volta