eleições 2008

 

 
16 de abril de 2024
 

PPS

Partido Popular Socialista - 23

História
O PPS surgiu em 1992, a partir do PCB. A maioria dos comunistas, comandada pelo senador Roberto Freire, rejeitou o símbolo formado pela foice e o martelo e resolveu mudar o nome do partido.


O PPS participou do governo Itamar Franco e, na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso, ajudou na aprovação das reformas da Constituição. O partido obteve o registro permanente no mesmo ano da sua fundação.


Em 1998 e 2002, disputou a presidência da República com o candidato Ciro Gomes, que depois foi para o PSB. No Rio Grande do Sul, o partido tinha baixa densidade eleitoral até 2001, quando foi reforçado pelo grupo do ex-governador Antônio Britto, até então ligado ao PMDB. Em 2002, Britto saiu candidato pelo PPS, mas não conseguiu chegar ao segundo turno.


Nomes
O presidente do partido é o ex-senador Roberto Freire. Também são destaques a vereadora Soninha Francine, o esportista Lars Grael, a ex-deputada Denise Frossard e os deputados Raul Jungmann e Nelson Proença.


Crescimento
Atualmente o partido participa dos governos do Maranhão e Tocantins, com a representação dos dois vice-governadores. Além disso, foram eleitos, em 2006, 14 deputados federais e 38 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.