eleições 2008

 

 
16 de abril de 2024
 

PSL

Partido Social Liberal - 17

História
O PSL recebeu seu registro provisório no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de dezembro de 1994. Na época, era presidido por Taciano Varro Filho, de São Paulo.

Um ano depois, entretanto, o partido foi motivo de discórdia política. O vice-presidente Marco Maciel e o senador Antônio Carlos Magalhães, do Partido da Frente Liberal (PFL), queriam mudar a legenda como parte do projeto que pretendia transformar o PFL no maior partido do Brasil. O grupo queria incorporar algumas siglas, como PC do B e PRN, e mudar o nome para Partido Social Liberal (PSL). Os políticos ignoravam, no entanto, que a legenda PSL já existia e tinha dono.

Surgiu então o rumor de que a sigla havia sido fundada por correligionários e amigos do então senador paulista Romeu Tuma. Informação que se confirmou rapidamente com o desligamento de Tuma do PL para imediato ingresso no PSL. O registro definitivo do partido só veio em 1998.

Nomes
O presidente do partido é o ex-deputado Luciano Caldas Bivar.

Crescimento
Em 2002, o PSL elegeu o governador de Roraima, Francisco Flamarion Portela, e 13 deputados estaduais. No ano de 2006, lançou o primeiro candidato à presidência pelo partido e elegeu oito deputados estaduais. O partido conta ainda, com 25 prefeitos e 497 vereadores.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.