eleições 2008

 

 
28 de março de 2024
 

PR

Partido da República - 22

História
O Partido da República (PR) é fruto da fusão entre o Partido de Reedificação da Ordem Nacional (Prona) e o Partido Liberal (PL), ocorrida em outubro de 2004. Os dois uniram-se em função da cláusula de barreira.


O registro definitivo do partido foi liberado em dezembro de 2006. O número adotado pelo PR é o mesmo que era utilizado pelo PL, o 22, sendo desativado o número 56 usado pelo Prona. Os principais fundamentos da sigla são impostos mais justos, formação para o emprego, desenvolvimento do verde e fortalecimento da família e do município.


Um dos expoentes do antigo Prona foi o deputado Enéas Ferreira Carneiro, famoso pelo bordão "Meu nome é Enéas". Em 1989, 1994 e 1998 foi candidato a presidente. Em 2002, Enéas disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, por São Paulo, e garantiu 1,5 milhão de votos, a maior votação da história brasileira para este tipo de cargo. Em maio de 2007, o deputado faleceu, vítima de leucemia.


Nomes
O presidente atual do partido é Sérgio Victor Tamer. Também são destaques da sigla o senador Magno Malta e os deputados federais Clodovil, Valdemar Costa Neto e Inocêncio Oliveira, além do Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.


Crescimento
O partido cresceu consideravelmente a partir da sua criação. Diversos deputados migraram para a legenda em função do desgaste com o escândalo do mensalão. Nas últimas eleições municipais, o partido elegeu 436 prefeitos e quatro mil vereadores. Em 2006, foram eleitos um governador, quatro senadores, 42 deputados federais e 54 estaduais.


 
Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.