eleições 2008

 

 
4 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 25/10/2008 | 00h19min

Debate encerra campanha política na Capital

Além de trocarem acusações, candidatos discutiram saúde, transporte, educação e cultura

O debate da RBS TV entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis, na noite desta sexta-feira, encerrou oficialmente a campanha política na cidade. O último encontro entre os candidatos à prefeitura da Capital, Dário Berger (PMDB) e Esperidião Amin (PP), antes da votação de domingo durou uma hora e meia.

Além de trocarem acusações, os dois candidatos discutiram temas como saúde, transporte coletivo, educação, meio ambiente, cultura e saneamento básico nos cinco blocos do debate, que foi mediado pelo jornalista Mário Motta.

Primeiro bloco

No primeiro bloco, os participantes fizeram perguntas entre si sobre temas livres. A ordem dos questionamentos foi definida por sorteio no início do bloco e começou com o candidato do PP, Esperidião Amin, perguntando ao candidato do PMDB, Dário Berger, se o adversário estava fazendo uma campanha limpa.

Na seqüência, Dário perguntou sobre a saúde na Capital. Em seguida, Amin pergunta ao adversário porque ele é contra à redução de 50% nas passagens de ônibus no horário de pico. Por fim, Dário perguntou a Esperidião Amin quantas aposentadorias ele tem.

Segundo bloco

No segundo bloco, os candidatos fizeram novamente perguntas entre si sobre temas livres. A ordem dos questionamentos foi definida previamente. O projeto de revitalização do Maciço do Morro da Cruz foi o tema do foi o tema da primeira pergunta do candidato Dário Berger a Esperidião Amin.

Os outros temas discutidos foram geração de empregos e renda, segurança e troca de acusações entre os candidatos.

Terceiro bloco

No terceiro bloco, os participantes fizeram perguntas entre si sobre temas sorteados de uma lista elaborada pela produção do programa. Entre os termas na urna estavam segurança, transporte, saúde, educação, finanças públicas, turismo e lazer, trânsito e emprego.

O primeiro a perguntar foi Esperidião Amin, que questionou seu adversário sobre meio ambiente e construções. Em seguida, Dário Berger questionou seu oponente sobre cultura e espetáculos. A pergunta seguinte foi feita por Esperidião Amin. O ex-governador indagou Dário Berger sobre saúde e filas de espera. Na última pergunta do bloco, Dário Berger questionou o oponente sobre saneamento e fiscalização.

Quarto bloco

No quarto bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si com temas livres. O primeiro questionamento foi do candidato à reeleição Dário Berger (PMDB), que indagou o candidato do PP, Esperidião Amin, sobre educação.

Os outros temas discutidos foram saúde, transporte coletivo e IPTU.

Quinto bloco

No quinto e último bloco, os participantes tiveram dois minutos para fazer considerações finais. A ordem das mensagens foi determinada por sorteio prévio. Dário Berger foi o primeiro a falar. Ele agradeceu o apoio dos eleitores e diz que hoje a cidade está diferente. Esperidião Amin diz que fez campanha limpa e pede que os eleitores votem pela mudança.

 

DIARIO.COM.BR

 

Comentários

pedro barreto

Denuncie este comentário25/10/2008 23:09

A RBS com sempre se mantém a parte das questões mais importantes de uma eleição, isto é, teoricamente demostra uma neutralidade. A neutralidade aparente tem enderço certo. Chega de "neutralidade", queremos é posição. Gáuchos!, vão para o RS.


Anny  - 

Denuncie este comentário25/10/2008 17:43

Achei péssimas as colocações e as últimas mensagens que os candidatos à prefeitura estavam dispostos a passar aos seus eleitores. Que vergonha, parece que temos que escolher quem é o 'menos pior'(respondendo por menos processos) para votar. Durante a maior parte do debate aconteceram acusações e defesas corriqueiras, fiquei perplexa. Eu TINHA em mente que meu candidato não cairia no plano de seu adversário para derrubá-lo. Mas ele me decepcionou. Mudei meu voto. Votarei nulo - com ressentimentos

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.