eleições 2008

 

 
15 de maio de 2024
 

Eleições 2008 | 05/10/2008 | 22h56min

Indefinidas as alianças para o segundo turno na Capital

Candidatos que ficaram fora da disputa devem divulgar preferências nos próximos dias

Quatro dos candidatos derrotados na eleição para prefeito de Florianópolis, neste domingo, ainda não definiram pelo apoio a Dário Berger (PMDB) ou Esperidião Amin (PP) no segundo turno da disputa na Capital.

Cesar Souza Júnior (DEM), Angela Albino (PCdoB), Nildomar Freire (PT) e Afrânio Boppré (PSOL) não manifestaram preferência por um dos postulantes à prefeitura.

Joaninha de Oliveira (PSTU), que teve 0,47% dos votos válido, disse momentos após o término da apuração que não apoiará nenhum dos candidatos e que pretende iniciar uma campanha para estimular o voto nulo.

Com relação ao desempenho na campanha, ela revelou não estar surpresa com a votação, já que, segundo ela, a esquerda não teve espaço para defender seus ideais.

— O 2º turno é uma nova eleição, na qual o trabalhador não tem alternativa — acredita.

Terceiro candidato mais votado, com 13,05% (30.834 votos) da preferência do eleitorado, Cesar Souza Júnior (DEM), comemorou os números da campanha. Ele se disse satisfeito por ficar atrás apenas de " um ex-governador e do prefeito licenciado".

Na segunda-feira, Cesar Júnior se reúne com integrantes do diretório do partido para definir o candidato que receberá o apoio no segundo turno.

Angela Albino (PC do B), avaliou como uma vitória política os 29.537 votos que recebeu, equivalentes a 12,5% do total. Para a candidata, o desempenho foi positivo se levado em conta a estrutura "modesta" da campanha, na comparação com os candidatos que se saíram melhor no pleito. 

— Lutamos contra famílias com tradição política na cidade. Saímos de um mandato na Câmara para aceitar este desafio, e, ainda sim, conseguimos manter esta cadeira — disse Angela, que adiantou que deve definir até o próximo final da semana, em reunião com partidários, a candidatura que será apoiada no segundo turno.

A assessoria do candidato Nildomar Freire (PT) informou que a manifestação sobre o apoio no segundo turno deve ocorrer nos próximos dias. No domingo à noite, Nildão se reuniu com partidários para avaliar os resultados da campanha.

A escolha sairá depois de reunião com o diretório do partido. Ele ressaltou que qualquer especulação é precipitada.

— A eleição é complexa, não se resume aos votos. Entendi a mensagem do povo, de que não era este o momento. Continuo firme na defesa dos interesses da cidade — disse Freire com relação ao seu desempenho nas urnas. O candidato recebeu 16.172 votos, o que corresponde a 6,84% do total válido.

Afrânio Boppré (PSOL) disse acreditar que o partido pôde se apresentar para os eleitores da Capital como alternativa diferenciada. O resultado nas urnas, para ele, foi influenciado pela diferença de recursos entre os candidatos.

— Disputamos contra campanhas milionárias, com um orçamento de R$ 70 mil — analisou Boppré, que teve a preferência de 2,02% dos eleitores. A decisão sobre qual candidato terá o apoio do candidato será decidida no próximo dia 13, em reunião com o diretório do PSOL.

 

DIARIO.COM.BR

 

 / 

Dário e Amin seguem na disputa em Florianópolis

Os vídeos da Eleição

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

Confira no eleicoes2008.com.br outras notícias relacionadas com esta matéria

Grupo RBS

Dúvidas Freqüentes | Fale conosco | Anuncie - © 2000-2008 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.